segunda-feira, 20 de setembro de 2021

UMA RELÍQUIA! PELÉ DESPONTAVA COM BRILHANTISMO NO FUTEBOL... E UM GAROTO DE ARARAQUARA ERA FOTOGRAFADO AO SEU LADO

  


Foi no dia 9 de setembro de 1958, um domingo à tarde, na Fonte Luminosa. A Ferroviária recebia o Santos para uma partida do segundo turno do Campeonato Paulista.

Antes, no dia 29 de junho daquele ano, a Seleção Brasileira conquistava a sua primeira Copa do Mundo, em Estocolmo (Suécia), revelando um garoto de 17 anos que se tornaria o melhor futebolista de todos os tempos.

Pouco depois, ao final da temporada, o Santos se tornaria campeão paulista e Pelé seria o artilheiro principal da competição com 58 gols assinalados. Um recorde absoluto de tentos!

Então, entre uma Copa do Mundo levantada pelo Brasil de Pelé e um título paulista do Santos com Pelé endiabrado, a Ferroviária conquistou um triunfo sensacional naquele 9 de setembro. O Santos saiu na frente, mas a Locomotiva virou o placar, ganhando por 2 a 1.

Antes do jogo, um registro que hoje faz parte do relicário do futebol de Araraquara: um garotinho de oito anos, torcedor da Ferroviária e do Santos, recebeu um presente maravilhoso: foi fotografado com o time do Peixe e também com Pelé. Na foto com o time praiano, ele é abraçado pelo centroavante Pagão.

“Ferroviária em Campo” recebe esse presente do amigo Reinaldo Passerini. Foi ele o contemplado com as honrarias do Santos Futebol Clube em 1958.




Pelas fotos, nota-se que o estádio da Fonte estava repleto. O Santos do jovem Pelé era grande atração. Levantou o Paulistão com boa vantagem sobre o vice-campeão, o São Paulo.

E a Ferroviária de Araraquara terminou na 11ª colocação, entre 20 concorrentes.


Ficha técnica do jogo

Ferroviária 2 x 1 Santos

Data – 09.11.1958, domingo à tarde

Local – Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)

Finalidade – Campeonato Paulista/2º turno

Árbitro – Esteban Marino (Uruguai)

Renda – Cr$ 339.505,00

Gols – Hélio (de pênalti), 34’/1º tempo; Antoninho (de pênalti), 45’/1º tempo; e Baiano, 23’/2º tempo.

Ferroviária – Rosan; Porunga e Antoninho;Dirceu, Rodrigues e Helcias; Araraquara, Nivaldo, Baiano, Bazani e Valter. Técnico: José Agnelli.

Santos – Manga; Getúlio e Dalmo; Fioti, Ramiro e Zito; Hélio, Jair, Pagão, Pelé e Pepe. Técnico: Lula.

  


Fotos enviadas pelo amigo Reinaldo Passerini.

Reinaldo Passerini


Pesquisa, elaboração e edição: VICENTE HENRIQUE BAROFFALDI e PAULO LUÍS MICALI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário