domingo, 4 de agosto de 2019

SERÁ QUE A FERROVIÁRIA ERA ATRAÇÃO?


(73% dos jogos da AFE em 1960 foram fora de Araraquara)


A Ferroviária fez uma campanha espetacular no Campeonato Paulista de 1959. Terminou o certame na terceira posição, ao lado do São Paulo Futebol Clube e atrás apenas do Santos e Palmeiras, que disputaram um supercampeonato (em três jogos) para decidir o título máximo.
Após surpreender o mundo futebolístico com essa performance incomum para um clube interiorano, a Locomotiva recebeu uma infinidade de convites para exibições em cidades brasileiras.
Mais que isso: foi convidada por empresários para exibir-se na Europa e África... e aceitou. Excursionou vitoriosamente em terras estrangeiras, maravilhando a todos com o seu futebol bonito e objetivo.
Prova incontestável dessa receptividade ao vistoso futebol afeano foram os números de sua temporada em 1960.  
O time realizou 74 partidas! Total acima do usual até então. E, mais significativo ainda: desse total, apenas 20 jogos foram sustentados na Fonte Luminosa, em Araraquara. 54 aconteceram fora do seu estádio, em cidades brasileiras, da Europa e da África.
73% dos jogos fora da Morada do Sol são um testemunho indesmentível da extraordinária acolhida que os grenás tiveram graças a suas exibições encantadoras. Só 27% das partidas se deram na Fonte Luminosa, 27% no exterior e 46% em cidades brasileiras, exceto Araraquara.
Naquele ano, a Ferroviária realizou 34 jogos pelo Campeonato Paulista e 40 amistosos, sendo 20 amistosos internacionais e 20 em território brasileiro.
O resultado da temporada foi dos mais auspiciosos, ainda mais para um clube de posicionamento intermediário:
6º lugar no Campeonato Paulista e apenas uma derrota em 20 partidas realizadas na excursão internacional. Outro feito extraordinário: desbancou o Futebol Clube do Porto, no estádio das Antas, pondo por terra uma invencibilidade do clube luso que beirava os 50 jogos. Consequência do triunfo afeano sobre o Porto: o treinador do grande clube português foi afastado.
Enfim, a Ferroviária desenvolvia campanhas de clube grande e jogava um futebol bonito de ser visto, elogiado por todos.

Ferroviária em apresentação na Ilha da Madeira contra o Nacional de Funchal, a Locomotiva venceu por 4 a 2


A FERROVIÁRIA EM 1960


58,1% de vitórias, 17,6% de empates e 24,3% de derrotas em 1960.
Média de 2,8 gols assinalados por partida.

Primeira excursão da AFE

QUEM JOGOU NA AFE EM 1960?

Fia, Rosan, Bacan, Ismael, Porunga, Cardarelli, Antoninho, Walter, Helcias, Mário, Domício, Zé Maria, Lucas, Dirceu, Rodrigues, Bauer, Pimentel, Amaral, Faustino, Cardoso, Baiano, Benny, Dudu, Palico, Bazani, Miranda, Eusébio.

 
Bauer e Agnelli


QUEM FOI TÉCNICO AFEANO EM 1960?

José Carlos Bauer, que foi atleta (volante) do São Paulo Futebol Clube e da Seleção Brasileira. Pelas suas exibições na Copa do Mundo de 1950, foi apelidado de “O Monstro do Maracanã”.
Técnico da Ferroviária em 1960, Bauer fez o time jogar um futebol primoroso e muito aplaudido.
Além disso, Bauer chegou a jogar pela Ferroviária na excursão ao exterior, fazendo alguns jogos na África.
Quase ao final do ano, no começo de dezembro, Bauer saiu e em seu lugar entrou José Guillermo Agnelli, outro nome de altíssimo conceito nas fileiras grenás.

 –20.10.60 – Ponte Preta 0 x 0 Ferroviária – Campeonato Paulista


Fonte:
Acervo de “Ferroviária em Campo”
Fotos: Abertura: 06.03.60 – Fluminense-RJ 3 x 0 Ferroviária
Museu da AFE e Ferroviária em Campo.

Pesquisa, elaboração e edição: VICENTE HENRIQUE BAROFFALDI e PAULO LUÍS MICALI


Nenhum comentário:

Postar um comentário