quinta-feira, 15 de agosto de 2019

OS 4 A 1 DA FERROVIÁRIA SOBRE O SÃO PAULO, EM PLENO PACAEMBU



Faz tempo!... Exatos 57 anos.

Foi no dia 16 de agosto de 1962, à noite, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).

Pelo Campeonato Paulista, a Ferroviária jogou demais e goleou o São Paulo Futebol Clube.

Eram tempos de grandes exibições afeanas.

Nesta matéria, estamos apresentando um comentário sobre a partida, ficha técnica e fotos (que nos foram enviadas pelo amigo são-paulino Ricardo Arruda Campos, da cidade paulista de Avaí, vizinha de Bauru).


Jogo: São Paulo 1 x 4 Ferroviária
Data: 16 de agosto de 1962, quinta-feira (noite)
Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Finalidade: Campeonato Paulista, Primeiro Turno
Árbitro: Catão Montez Júnior
Renda: Cr$ 2.674.950,00
Gol do São Paulo: Benê, 25'/1º tempo
Gols da Ferroviária: Parada, 1', Davi, 28' e Dudu, 37' do 1º tempo; Parada, 6'/2º tempo
São Paulo: Suly; De Sordi, Bellini e Riberto; Roberto Dias e Jurandir; Faustino, Prado, Baiano, Benê e Canhoteiro. Técnico: Osvaldo Brandão.
Ferroviária: Toninho; Geraldo Scalera, Antoninho e Galhardo; Dudu e Rodrigues; Davi, Peixinho, Parada, Bazani e Benny. Técnico: Modesto Bria.


Em toda a história de Ferroviária x São Paulo, essa foi a única vez que os araraquarenses golearam o time do Morumbi. Peixinho, Parada e Bazani desconcertaram o sistema defensivo do Tricolor, com boas deslocações e trocas de passes. O gol de Parada, logo a um minuto, aproveitando uma indecisão de Bellini, provocou uma tentativa são-paulina de descontar, bem sucedida aos 25 minutos, com Benê, em jogada individual, mandando a bola para o fundo do arco. Porém, pouco depois a AFE saltava novamente à frente do placar, com Davi recebendo passe calculado de Parada e concluindo da entrada da área, e Dudu ampliava aos 37 para 3 a 1, valendo-se de lançamento de Bazani em profundidade, após a defesa tricolina ter sido atraída para fora da área. Com apenas seis minutos de jogo no segundo tempo a Ferroviária dilatava o marcador para 4 a 1, novamente com o artilheiro do jogo, Parada (em jogada pela direita, com Davi), tirando toda e qualquer possibilidade de reação do quadro da Capital. Importante ressaltar também que o placar, por si já significativo, poderia ter sido mais amplo dado que a Ferroviária mandou três bolas nas traves de Suly, uma no primeiro tempo com Parada e mais duas na etapa complementar. Enfim, uma jornada inspirada e de grande repercussão.

Todo o sistema de retaguarda da AFE esteve firme. Dudu foi o destaque maior, tanto no primeiro tempo, quando foi mais à frente, quanto no segundo, quando procurou defender mais para garantir o placar elevado. No ataque, embora todos tenham jogado bem, Parada foi exponencial, mostrando tranquilidade nas conclusões.


Fontes:
Ferroviária em Campo - Contra os Grandes Clubes Paulistas (Livro)
Fotos: Enviadas por Ricardo Arruda Campos

Elaboração e edição: VICENTE HENRIQUE BAROFFALDI e PAULO LUÍS MICALI

Nenhum comentário:

Postar um comentário