sexta-feira, 15 de junho de 2018

PEQUENA HOMENAGEM A UM GRANDE CIDADÃO ARARAQUARENSE: GAETA



  
José Alberto Gonçalves (Gaeta) nasceu em Araraquara (SP) no dia 17 de maio de 1938.



Foi um dos cidadãos mais atuantes da história araraquarense. Importante pelos inúmeros cargos que ocupou, conservou sempre a humildade. Simples, com um amplo círculo de amigos, o popular Gaeta desenvolveu inúmeras atividades nos mais diversos âmbitos. 

Era um líder natural.

Profundo conhecedor dos problemas de Araraquara, contribuiu muito com dois governos municipais, de Clodoaldo Medina e Roberto Massafera, na condição de Vice-Prefeito.


Vereador em diversos mandatos, foi presidente do Legislativo araraquarense em dois desses períodos, mercê de sua competência indesmentível. Integrou diversas comissões, quase sempre na condição de presidente.

Foi presidente do Hospital Beneficência Portuguesa de Araraquara, e mesmo fora do cargo seguiu colaborando com a entidade através de sua disposição e experiência. 


No esporte 

Gaeta foi presidente do Palmeiras Esporte Clube, da Vila Xavier.

Presidiu a Associação Ferroviária de Esportes, no período de 5 de março de 1985 a 19 de dezembro de 1985, quando o time grená desenvolveu uma campanha valorosa no Paulistão, terminando o certame na quarta colocação, alcançando as semifinais. Na AFE, exerceu ainda o cargo de Vice-Presidente.

Foi presidente da Comissão Central de Esportes de Araraquara, entidade esportiva substituída pela Fundesport, em agosto de 1981.  Também nessa investidura, Gaeta mostrou o seu potencial de realizações. (Tive o prazer de ser, durante a sua gestão nesses órgãos, o diretor de divulgação e pude constatar, de perto, todo o seu dinamismo.)

Gaeta acompanhado por figuras importantes do esporte araraquarense

A forma afável e simpática que, invariavelmente, imprimia no seu relacionamento com as pessoas, granjeou-lhe a admiração de toda a coletividade. Ele formou um número elevado de seguidores.

Família Gaeta

José Alberto Gonçalves casou-se com Erlene de Lourdes Passerine. Dessa união nasceram os filhos: Francisco José Gonçalves, Flávia Maria Gonçalves e Fernando Antônio Gonçalves.

José Alberto Gonçalves faleceu no dia 13 de fevereiro de 2008, aos 69 anos de vida. Naquele ano, em justa homenagem, o Circuito Municipal de Esportes sobre Rodas, situado no Parque Ecológico Pinheirinho, recebeu o seu nome. Em 2013, recebeu o Diploma de “Honra ao Mérito” (in memorian).

A cidade de Araraquara, e seus habitantes, devem muito a essa personalidade marcante, um autêntico benfeitor.

Fotos: Internet; Sala de Rem. Paschoal da Rocha

Pesquisa, elaboração e edição: VICENTE HENRIQUE BAROFFALDI e PAULO LUÍS MICALI

3 comentários:

  1. Nós da familia do Gaeta, ficamos muito felizes com esta homenagem.
    Realmente foi uma pessoa que sempre batalhou pelos interesses da comunidade.
    Muito obrigado, Fernando Gaeta e família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi com grande satisfação que prestamos essa singela homenagem ao Grande Gaeta, que deve ser sempre reverenciado. Abraços à Família Gaeta.

      Excluir
  2. O GAETA foi ímpar - cidadão mesmo. -participou, como está nessa reportagem, de vários segmentos da sociedade araraquarense - homenagem justíssima...

    ResponderExcluir