segunda-feira, 28 de maio de 2018

NUNCA ANTES, NA HISTÓRIA DA FERROVIÁRIA




É certo que o Campeonato Paulista de 1996 marcou a pior presença da Ferroviária em qualquer competição que se possa imaginar. Apenas uma vitória em um montão de jogos realizados.

Mas, quando o assunto é campeonato brasileiro, aí o fiasco recém-findo ultrapassou qualquer outro insucesso. Um capítulo deprimente amargado pela galera afeana. Pela primeira vez na história, a Locomotiva sai de uma competição sem alcançar sequer uma vitória. Estamos falando de campeonatos, não considerando aqui as participações em edições da Copa do Brasil, onde aconteceu, o ano passado, de a equipe de Araraquara realizar apenas uma partida, empatar e ser alijada por força do regulamento. Mas na Copa do Brasil acontecem jogos eliminatórios. 


A HISTÓRIA DA FERROVIÁRIA EM CAMPEONATOS BRASILEIROS

A Ferroviária participou, em toda a sua história, de sete edições de campeonatos nacionais, antes da recentíssima presença no Brasileiro da Série D.

Foram três participações no Campeonato Brasileiro da Série C, três no Brasileiro da Série B e uma no Brasileiro da Série A.

O quadro mostra as oito presenças grenás em campeonatos promovidos pela CBF, já incluindo o certame deste ano.





AGRAVANTE

O recente fracasso acontece justamente na mais baixa das divisões do nosso futebol, a Série D. Antes, o que se viu foram melhores performances em escalões superiores.

Em 2018, a Ferroviária foi a 64ª colocada em um campeonato que contou com a participação de 68 times. Uma lástima.


Elenco da Ferroviária - Brasileiro Série D 2018

COPA DO BRASIL

Em se tratando de Copa do Brasil, a história afeana é curta. Foram somente três participações, em 2007, 2016 e 2017. Em 2007 e 2017, a Locomotiva foi eliminada na primeira fase. Em 2016, chegou à segunda fase, parando no Fluminense-RJ.

Os números da Ferroviária nessa competição:




Fonte: Acervo de “Ferroviária em Campo”
Fotos: Ferroviária SA


Pesquisa, elaboração e edição: VICENTE HENRIQUE BAROFFALDI e PAULO LUÍS MICALI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário