terça-feira, 17 de abril de 2018

ZAGUEIRO ANDRÉ RELEMBRA OS TEMPOS DE FERROVIÁRIA



“Ferroviária em Campo” abre espaço para as declarações do ex-zagueiro afeano ANDRÉ, formado na base do clube, no qual permaneceu por 12 anos, alcançando o time de profissionais e participando da campanha de acesso em 2010, quando a Ferroviária subiu da A3 para a A2 do Campeonato Paulista.

André Martins do Sacramento Júnior nasceu em Araraquara (SP), no dia 10 de julho de 1986. Ingressando na AFE, galgou todas as categorias de base até chegar ao profissional. Deixou a agremiação grená após o Paulista de 2010, indo para o Rio Claro.

André formou uma dupla de zaga bastante eficiente com Amarildo, com quem jogou na Copa Paulista de 2009 e de modo mais efetivo no Paulista da A3, em 2010.


Em pé: Éder, Osni, Fernando Luiz, Fernando, Andrezão, Vagnão,
Agachados: Marcelo Tevez, Carlão, Júlio Barbosa, Leônico, Willian


PRIMEIROS TEMPOS

André, ou Andrezão, rememora os seus primeiros tempos de Ferroviária:

“Pelo que me lembro, a primeira vez que cheguei no Infantil da Ferroviária foi em 1998. Na época a equipe estava indo jogar um campeonato no Chile. Lembro que  eu treinava mas para aquele certame não daria mais tempo de eu ir.”

“Detalhes de nossa equipe de base: ficamos sem perder durante 56/57 jogos consecutivos, entre campeonatos regionais, estaduais, campeonato da cidade e aqueles torneios que se disputava em outras cidades. Na época nossa equipe de 86 foi considerada a base mais forte que a Ferroviária já tinha tido até então, no Infantil.”

Em pé: Elias, Leozão, Stucchi, Fabinho, Adriano, Marcel, Diego, Andrezão, Alex,Tiago, Agachados: Doulas, Léo, Rafinha, Robson, Puin, Mateus, João Bilac e Eder (equipe infantil,invicta 56/57 jogos)

GOL VALIOSO

André, camisa 3, foi o autor de um gol importantíssimo para a sorte da Ferroviária no Campeonato Paulista de 2010, Série A3. Na Fonte Luminosa, contra o rival Comercial, em 25.04.2010, a Locomotiva perdia por 1 a 0. Num cruzamento aéreo da direita, André subiu bem e levou a melhor sobre a zaga comercialina, mandando a bola para os fundos da rede, num cabeceio fulminante.




Sobre esse lance memorável, André assim se pronuncia:

“Pra mim foi o gol mais importante que fiz nos meus 12 anos de Ferroviária. Amo esse clube, foi minha casa por um bom tempo.”

“Foi o gol mais importante durante minha passagem pela Ferroviária por vários motivos:

1 – Foi o primeiro gol que fiz pra minha filha recém-nascida.

2 – Gol importantíssimo já que estávamos perdendo o jogo para o Comercial com casa cheia na Arena da Ferroviária e consegui ajudar empatando e depois viramos com Leandro Miranda, de falta, jogo esse que nos colocou a uma vitória do acesso, aquele ano (2010).

3 – Toda minha família estava no estádio naquele jogo.”


Em pé: Tiago , Rafael Stucchi, Bruno Braghini, Andrezão, Fabinho, Robson
Agachados: Éder, Mateus, Leonardo,Thiago Caveira e Rafinha

DUPLA COM AMARILDO

A respeito da dupla de zaga formada com Amarildo, em 2010, no acesso à Série A2:

“Aquela dupla de zaga foi, simplesmente, uma das mais entrosadas que eu tive o privilégio de formar. Nos dávamos bem dentro e fora de campo. Defino a dupla em uma palavra: segura.”


Em pé:Amarildo, Guilherme Alves, Andrézão, Assis, Rodrigo César, Roberto
Agachados: Rodrigo, Leandro Miranda, Paulo Henrique, Danilo Martins, Júlio César


ROTEIRO NO PROFISSIONAL

André, camisa 3 da AFE, teve o seguinte roteiro no futebol profissional do clube:

- Em 18.04.2007, participou do jogo amistoso contra o Corinthians B, vencido pela Ferroviária por 3 a 0, numa noite de quarta-feira. Naquela ocasião, prestou-se uma significativa homenagem ao camisa 10, Olivério Bazani Filho, com inauguração de um busto na entrada principal do estádio da Fonte Luminosa. A partida contra o Timão B fez parte das homenagens, uma vez que o Rabi defendeu a AFE e o Corinthians.

- Copa FPF de 2007: 8 jogos.

- Campeonato Paulista da Série A2 em 2008: 18 jogos.

- Copa Paulista de 2008: 14 jogos.

- Campeonato Paulista da Série A3 em 2010: 19 jogos dos 27 disputados pela Ferroviária. Quase sempre formando dupla de zaga com Amarildo.

- Última presença no time principal afeano em 04.08.2010, na Fonte Luminosa, no amistoso contra o Santos de Neymar, depois do acesso. André deixaria o clube pouco depois.


André marcando Neymar


OUTROS CLUBES

2011 a 2013 – Rio Claro

2014 – Sertãozinho e América (GO)

2015 – Uberlândia (MG)

2016 – Velo Clube e São Carlos

2017 – Velo Clube e Comercial (MS)

2018 – São Bernardo


 GALERIA DE FOTOS



  






FONTES:
- Informações prestadas por André.
- Acervo de “Ferroviária em Campo”.
- Site ogol.com.br

FOTOS:
- Fornecidas pelo atleta André

VÍDEO (Gol contra o Comercial):
- Enviado pelo atleta André

PESQUISA, ELABORAÇÃO E EDIÇÃO: VICENTE HENRIQUE BAROFFALDI e PAULO LUÍS MICALI

Nenhum comentário:

Postar um comentário