terça-feira, 13 de março de 2018

VANTAGEM E DESVANTAGEM DE TER INTEGRADO O GRUPO MAIS DIFÍCIL DO PAULISTÃO





Paulo Luís Pecin
O amigo Paulo Luís Pecin fez interessante reflexão a respeito da campanha da Ferroviária e publicou em seu espaço no Facebook.

Ele somou os pontos conquistados pelos participantes de cada grupo e chegou a estes números:

Grupo A – 67 pontos  (Grupo do Corinthians)

Grupo B – 52 pontos  (Grupo do São Paulo)

Grupo C – 76 pontos  (Grupo do Palmeiras, onde se situou a Ferroviária)

Grupo D – 59 pontos  (Grupo do Santos)

O mais forte dos grupos, com um total de 76 pontos conquistados pelos seus quatro integrantes (Palmeiras, Novorizontino, São Bento e Ferroviária), dificultou as possibilidades de classificação da Ferroviária. Terminando na última posição do grupo, a Locomotiva ficou distante da qualificação para as Quartas de Final. Mas, em comparação aos integrantes dos demais grupos, a Ferroviária se posicionou acima de cinco deles: Red Bull Brasil, Ponte Preta, Mirassol, Santo André e Linense.

Em contrapartida, por estar num grupo de fortes antagonistas, a AFE livrou-se deles quanto a enfrentamento direto. Não teve de jogar contra três adversários de muitas qualidades.  Basta notar que o Palmeiras terminou a Primeira Fase em primeiro lugar na classificação geral, o Novorizontino em terceiro e o São Bento em sexto.

Aduzindo a isso o fato nada irrelevante de que, no Paulistão de 2017, a Ferroviária perdeu para esses três rivais: de 4 a 1 para o Verdão; de 2 a 0 para o Grêmio Novorizontino; e de 1 a 0 para o São Bento, em plena Fonte.

Embora possamos lamentar a não classificação para a Segunda Fase, não devemos deixar de lado o fato de que não enfrentar os times do próprio grupo praticamente representou a salvação, pois a campanha afeana provocou enormes preocupações em seus aficionados. Se tivesse de jogar contra Palmeiras, Novorizontino e São Bento poderia estar amargando, agora, um rebaixamento catastrófico para suas ambições.

  
Fonte para desenvolvimento desta matéria:
Reflexões de  Paulo Luís Pecin, em seu Facebook

Fotos: Facebook Paulo Pecin e FPF

Elaboração e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali

Nenhum comentário:

Postar um comentário