quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

CAMPEÕES ENFRENTAM-SE NO ANACLETO CAMPANELLA





A oitava rodada da Primeira Fase do Paulistão reserva para o estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, um encontro de campeões de 2017. 

O mandante, São Caetano, sagrou-se campeão da Série A2 do Campeonato Paulista ao derrotar o Bragantino, na decisão, por 2 a 1. Ganhou um belíssimo troféu, seus jogadores receberam medalhas e a equipe obteve o acesso à divisão de elite do futebol bandeirante, após um período de quatro anos de ausência.

Por sua vez, a Ferroviária, visitante da peleja de sábado, que tem seu início marcado para as 19 horas, levantou a taça da Copa Paulista, em empolgante decisão contra a Internacional de Limeira; a definição do campeão apareceu somente nos pênaltis, ocasião na qual o goleiro Tadeu voltou a brilhar e assegurou o título máximo à Locomotiva, depois de uma campanha onde não apenas o guardião pontificou, mas toda a equipe teve rendimento elogiável.

Então, com tais credenciais, azulões e grenás encaram-se em partida válida pelo Paulista da A1, muito embora a esta altura os campeões de 2017 não estejam desenvolvendo campanhas notáveis. A Ferroviária vem aos poucos reagindo depois de um início muito ruim... O São Caetano continua amargando má campanha, sendo o último colocado da competição com apenas quatro pontos ganhos.

O quadro do ABC investiu alto e ainda não conseguiu o necessário retorno. Trocou o comando técnico e tem, agora, o Pintado a dirigi-lo, talvez com a perspectiva de ver outras cores, mais fortes e reluzentes, dominarem o seu caminho.

Com menos recursos, a Locomotiva vai melhorando no certame e tem em PC de Oliveira o seu timoneiro de muitas convicções.

Se é certo que não se espera um futebol de alto nível técnico e que encante os torcedores, também é certo que os litigantes do Anacleto Campanella se aplicarão bastante, o Azulão para escapar da lanterna e a AFE para fugir de vez do perigo de rebaixamento.

Clique na foto para ampliar


RETROSPECTO

O que foi o duelo entre São Caetano e Ferroviária, até o momento?
Em primeiro lugar, um confronto de poucos jogos: foram apenas nove.

Em segundo lugar, um embate onde prevaleceu grandemente a igualdade no placar. Dos nove encontros, sete terminaram empatados.

Em terceiro lugar, a invencibilidade da Ferroviária, que jamais perdeu para o São Caetano e conseguiu ganhar duas partidas.
Em quarto lugar, a vantagem em gols da Locomotiva, que fez 12 e sofreu oito.

Essa é a história, mas ela não garante que haverá um novo empate ou que a AFE ganhará mais uma. Mesmo ocupando, momentaneamente, o último lugar, o São Caetano pode perfeitamente vencer. Resta a ele contrariar o retrospecto e à Ferroviária tentar ratificá-lo.


Clique na foto para ampliar


CAMPEÃO X CAMPEÃ

O momento não é de glórias, mas os campeões de 2017 podem se superar e apresentar um espetáculo que surpreenda.






Fonte:
Acervo de “Ferroviária em Campo”
Site oficial da Federação Paulista de Futebol

Fotos: Luiz Domingos Romano (pesquisador de São Caetano do Sul) e Tetê Viviani (Ferroviária)

Pesquisa, elaboração e edição:Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Mical

Nenhum comentário:

Postar um comentário