sexta-feira, 17 de novembro de 2017

VALDIR BALA E A FERROVIÁRIA




A Ferroviária sempre foi uma agremiação formadora de atletas. Graças a inúmeros profissionais competentes, forjadores de revelações, o departamento de futebol do clube colocou no universo desse esporte uma quantidade infindável de atletas que, ou ganharam a promoção para o profissionalismo na AFE ou seguiram o curso de sua carreira em outros clubes.

Valdir Bala, ponta-esquerda formado na Ferroviária, teve o andamento de sua carreira em outros times. Mas se revelou como jogador de qualidades e sequenciou uma carreira que seu filho, André Luiz, se orgulha de recordar e divulgar.

Foi dele que recebemos informações sobre Valdir Bala. Mais ainda: algumas fotos colecionadas pelo pai, que faleceu há um ano e três meses. André Luiz reside em Catanduva e nos passou os dados pessoais de seu pai:

Apelido: Valdir Bala

Nome completo: Valdir Carlos dos Santos

Data de nascimento: 4 de maio de 1962

Cidade natal: Araraquara (SP)

Posição: ponta-esquerda


A seguir, uma síntese da carreira de Valdir Bala, feita por seu filho André Luiz:

“Com 12 anos, começou a jogar no Colorado e Benfica, onde jogou com Paulo César e Careca... Aí então Careca foi para o Guarani e meu pai e Paulo César pra Ferrinha.

Atuou na AFE de 1976 a 82 e em 83 foi emprestado para a Matonense até 86, e foi para o Operário do Mato Grosso – Dourados – e teve uma passagem rápida em Assis.

Deve ter jogado em mais times, mas não tenho os dados no momento.”

Uma formação com Valdir Bala (primeiro agachado à direita)


Como esta matéria é ilustrada com as fotos que André Luiz nos enviou, na certa teremos, pelo facebook ou pelo blog, manifestações de esportistas que se lembram de Valdir Bala atuando na base da Locomotiva... ou então por algum outro clube, como a Matonense.

Aí está, jovem André Luiz, a homenagem que você desejava prestar ao seu pai, falecido há pouco tempo. Sentimo-nos felizes por representarmos um meio de concretização de sua vontade, louvável, de reverenciar o seu genitor.


Valdir Bala (último agachado da esquerda para direita)



Fonte de informações e fotos publicadas nesta matéria:
André Luiz, filho de Valdir Bala

Elaboração e edição:Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali

Um comentário:

  1. VALDIR BALA,ESSE JOGAVA MUITO ,GRANDE AMIGO IRMÃO SUA FALTA É MUITO GRANDE.

    ResponderExcluir