sábado, 21 de outubro de 2017

ARENA FONTE LUMINOSA COMPLETA OITO ANOS




Inaugurada no dia 22 de outubro de 2009, a Arena Fonte Luminosa está completando, neste domingo, oito anos de existência.

Naquele dia, a Ferroviária jogou contra o Ituano, pela Copa Paulista, conquistando a sua primeira vitória na casa reformada, pela contagem de 2 a 1.

Nesses oito anos, a Locomotiva exibiu-se 153 vezes na Arena. Obteve 86 vitórias, empatou 31 vezes e foi derrotada em 36 oportunidades.

Alan Mineiro
O time de Araraquara assinalou 254 gols, sofreu 154 e livrou um saldo positivo de 100 gols.

Alan Mineiro é o maior artilheiro grená na Arena Fonte Luminosa, com 15 gols.  Daniel é o segundo, com 12 gols.

Dois jogos de grande importância realizados pela Ferroviária, no local, nesse período de oito anos, foram contra o Corinthians: no dia 21 de fevereiro de 2016, pelo Paulistão, praticando um futebol muito bom, a AFE empatou por 2 a 2, arrancando aplausos generalizados; e no dia 19 de março de 2017, também pelo Paulistão, e novamente contra o Timão, a Locomotiva se superou e ganhou por 1 a 0, vitória que marcou a arrancada salvadora que livrou a equipe do rebaixamento.

Outro jogo muito importante foi o que decidiu a Copa Paulista de 2016, entre Ferroviária e XV de Piracicaba. Tendo perdido o primeiro jogo, em Piracicaba, por 2 a 0, a Ferroviária reagiu na Arena da Fonte, chegou a fazer 3 a 0, mas sofreu um gol, e nos pênaltis o XV fez 4 a 2 e ficou com a taça. Mas foi um jogo decisivo e empolgante.

Ferroviária 3 x 1 XV de Piracicaba

E embora não fosse decisivo, o jogo contra o Guarani, no dia 2 de maio de 2015, revestiu-se de importância maior porque foi o jogo da festa afeana pelo acesso conquistado, subindo para a divisão principal do futebol paulista, depois de 19 anos de ausência. Grande público participou das comemorações, e o jogo terminou 0 a 0. A Ferroviária recebeu a taça por ter sido campeã da série A2 e os seus jogadores receberam as medalhas pela brilhante conquista.

Ferroviária 0 x 0 Guarani

O total de jogos entre clubes profissionais, até aqui, na Arena, é de 182. A Ferroviária utilizou o próprio da municipalidade na grande maioria das vezes. Apenas 29 jogos entre profissionais não contaram com a presença da Locomotiva. Palmeiras e Corinthians foram os clubes grandes paulistas que mais atuaram na Arena Fonte Luminosa.

As 86 vitórias conseguidas pela Ferroviária representam 56,2% de suas exibições na Arena. Os 31 empates, 20,3%. E as derrotas (36), 23,5%. Um resultado bastante satisfatório.

30.08.2014 - Ferroviária 3 x 0 Santacruzense, pela Copa Paulista.

Desde que a Arena da Fonte Luminosa foi inaugurada, a Ferroviária conseguiu dois acessos no futebol paulista: da série A3 para a A2, em 2010, e da A2 para a A1, em 2015.


Guerreiras em ação na Arena

Não se pode deixar de lado o futebol feminino. A Ferroviária tem realizado a quase totalidade de seus jogos, como mandante, na Arena Fonte Luminosa. E geralmente se sai bem. Já houve festa de comemoração de título nacional, entre outros feitos das Guerreiras Grenás.

Guerreiras na Fonte

Assim, a Arena tem sido palco de grandes feitos afeanos e a galera grená tem tido motivos para comemorar e se sentir feliz.

  




Fonte: Acervo de “Ferroviária em Campo”
Fotos: Acervo de "Ferroviária em Campo" 

Pesquisa, elaboração e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali 

Nenhum comentário:

Postar um comentário