quarta-feira, 9 de agosto de 2017

ZÉ PALITO REVELOU TALENTOS E BRILHOU COMO TÉCNICO




Quem acompanhou o futebol amador de Araraquara aprendeu a respeitar e admirar um esportista devotado à revelação de bons futebolistas e a armar bons times, especialmente na grande Vila Xavier.
    
Treinador da Atlética, do Palmeirinha, do IV Centenário, entre outros, José Zavagli, popularmente chamado de Zé Palito, formou e preparou equipes que se destacaram no amadorismo; lapidou e indicou atletas de talento para a Ferroviária. Entre outros, revelou Abelha, levou Vail Motta para a AFE, o mesmo fazendo com o zagueiro central Antoninho (ou Tonhão). São citações feitas, com muito orgulho, pelo seu filho, Pedro Paulo, que acrescenta outro nome de realce na lista de jogadores encaminhados para a Ferroviária: Fordinho.
    
Foi uma vida dedicada a esse importante trabalho, ajudando a fazer a história do nosso esporte mais popular.
     
Hoje, estamos tendo a oportunidade de rever imagens que mostram Zé Palito, graças a Pedro Paulo Zavagli, que acompanhou o pai desde garotinho. Pedro Paulo, conhecido como Spiga, formou um acervo de fotos de valor e, via Douglas Onça, as liberou para publicação através de Ferroviária em Campo. A propósito, também o Douglas afirma ter jogado no Palmeiras Esporte Clube sob orientação do Zé Palito.
              
Pedro Paulo foi mascotinho, aparecendo ao lado do pai. Além do esporte, Spiga voltou-se também para a arte musical, tornando-se compositor.
       
As fotos mostradas nesta matéria são de sua coleção. Nelas, vemos Zé Palito, Spiga, além de grandes formações da Atlética Ferroviária.


Time da Atlética Ferroviária

Zé Palito treinador e Spiga de mascotinho

Zé Palito  e Spiga

Outra formação da Atlética

Geraldo Cataneo, Vail Motta e Fordinho


Atlética

Lázaro, Marcelo Caramuru
Zinho e Airton Prado

Samaroni, Zézinho
Zéca, Zé Carlos Amaral
Zé Palito


Fonte das fotos:
Pedro Paulo Zavagli, o Spiga

Texto e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali  

Nenhum comentário:

Postar um comentário