segunda-feira, 7 de agosto de 2017

ANTONINHO OU TONHÃO, COMO QUEIRAM


CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR

Douglas Onça
Graças ao “Garoto de Ouro” Douglas Onça, que nos enviou o material de valor histórico elevado, e graças ao seu “fornecedor”, Pedro Paulo Zavagli, o Spiga, que é filho do grande esportista Palito (José Zavagli),  que o abasteceu com farto material fotográfico e informativo, estamos tendo a oportunidade ímpar de falar sobre um dos atletas que mais nos impressionaram quando começamos a ver a Associação Ferroviária de Esportes, no distante ano de 1959.

Spiga
Se é certo que começamos a torcer para a AFE num ano em que ela foi espetacular, surpreendendo o mundo do futebol com uma performance fora do comum para um time interiorano, certo é também que um dos jogadores grenás que mais nos impressionaram foi o Antoninho, que, então, não nos parecia ter o apelido adequado. Depois passou a ser chamado também pelo apelido de Tonhão, aí sim um  apodo apropriado. Porque Tonhão era puro aguerrimento em defesa das cores afeanas. Autêntico xerifão, ele jogava com uma energia e uma disposição fora do comum. Por baixo ou em jogadas aéreas, o zagueiro de boa estatura e muita vitalidade comandava a retaguarda. Impunha-se pelo futebol de aplicação. Não tinha uma técnica apurada, mas supria essa ausência com uma disposição realmente admirável.

Então, quando o Spiga, filho de um esportista extraordinário – Zé Palito,  que dirigiu com sucesso muitos clubes de Araraquara – disponibiliza o seu apreciado acervo de fotos e recortes de jornais para o Douglas Onça, e este nos passa esse valoroso material, sentimo-nos realizados pela oportunidade que surge de destacar um futebolista que defendeu com garra inigualável a jaqueta da Locomotiva.

Mais do que as palavras de enaltecimento que possamos emitir, melhor fica mostrarmos as fotos que comprovam a passagem de Tonhão não só pela Ferroviária de Araraquara, como também por outras agremiações de vulto, como Sociedade Esportiva Palmeiras, Ponte Preta, XV de Piracicaba, além do Barretos.

Antes, porém, mostremos os dados pessoais de Antoninho, passados que nos foram pelo seu filho, Antônio Ersio Faccio Júnior, em 24 de julho de 2015:
Apelidos: Antoninho e Tonhão
Nome completo: Antônio Ersio Faccio
Data de nascimento: 15 de novembro de 1932
Local de nascimento: Ibaté (SP)
Posição: zagueiro central
Clubes: Ferroviária, Palmeiras, XV de Piracicaca, Ponte Preta e Barretos
Períodos na AFE: 1954/55 e de 1957 a 1963


ACERVO DE PEDRO PAULO ZAVAGLI (SPIGA)

Antoninho na capa da revista A Gazeta Esportiva Ilustrada, com a camisa do XV de Piracicaba 

José Zavagli, o popular Zé Palito, um treinador que brilhou dirigindo times como Palmeiras E.C., A. Atlética Ferroviária e IV Centenário, entre outros. Revelou Abelha e dirigiu Douglas Onça, no Palmeirinha, levou Vail Motta para a AFE, fazendo o mesmo com o zagueiro Tonhão

Ao voltar do Palmeiras, Tonhão foi visitar o “seo” Zé Palito (e funcionários), em sua alfaiataria 

Integrando a equipe do Palmeiras, Antoninho é o segundo em pé, a partir da direita

Em tempos de Palmeiras, Antoninho aparece no trio inicial do time 

Time da Ferroviária com Antoninho (em pé, partindo da direita, o segundo) 

Em outra formação grená, Tonhão está entre Porunga e o careca Dirceu 

Com a Fonte Luminosa lotada, Antoninho em jogada aérea com Pelé

Formando na Ponte Preta, Antoninho é o segundo, em pé, começando da esquerda 

Duas poses de Tonhão com a camisa da Ponte Preta 

Uma foto dos tempos atuais do ex-zagueiro Antoninho (ou Tonhão)


Fonte das fotos:
Acervo de Pedro Paulo Zavagli (Spiga), passado por Douglas Lima Onça

Elaboração e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali

Nenhum comentário:

Postar um comentário