segunda-feira, 1 de maio de 2017

NA INAUGURAÇÃO DA FONTE LUMINOSA, UMA FOTOGRAFIA ESPETACULAR


Clique na foto para ampliar
O livro "Fotografia e Memória em Araraquara", de autoria de Luiz Flávio de Carvalho Costa, tem como última foto um autêntico documento esportivo histórico.
     
Ela mostra um trecho das arquibancadas do estádio da Fonte Luminosa, totalmente tomadas quando da inauguração daquele próprio da Associação Ferroviária de Esportes, em 10 de junho de 1951.
      
No livro, a legenda colocada pelo autor foi esta:
Rivas Autullo com sua câmera Speed Graphic 4-5. Inauguração do Estádio da Associação Ferroviária de Esportes em 10/6/1951 (FPL).
    
Ao lado do Rivas: Nelson Campos Costa (de bigode), Geraldo Maziero (de calça clara), José Roberto Cicarelli Costa (filho do Nelson) e Aristides Cicarelli, de guarda-chuva; um pouco mais acima, sorridente, José Carlos Cicarelli, filho de Aristides.
    
OBSERVAÇÃO DE "FERROVIÁRIA EM CAMPO": O então garoto José Carlos Cicarelli se tornaria narrador esportivo, revelando-se na radiofonia araraquarense e, posteriormente, notabilizando-se na capital paulista, trabalhando muitos anos na TV Cultura. Tem-se hoje, na internet, vídeos com imagens de jogos importantes e a voz inconfundível do Cicarelli, um renomado narrador.
    
Naquele dia festivo, na inauguração da Fonte Luminosa, a Ferroviária recebeu o Clube de Regatas Vasco da Gama, do Rio Janeiro. Foi 5 a 0 para o Vasco. A AFE realizava o sexto jogo de sua história, contra o mais forte clube brasileiro da época.

SOBRE O AUTOR DO LIVRO "FOTOGRAFIA E MEMÓRIA EM ARARAQUARA"
   
Luiz Flávio de Carvalho Costa nasceu em Araraquara, em 1949. Graduou-se em Ciências Sociais pela Unesp - Araraquara. É mestre em Ciências Sociais pela Unicamp e doutor em História pela USP. De 1983 a 2014, foi professor-orientador do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Elaboração e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali 

Nenhum comentário:

Postar um comentário