sexta-feira, 17 de março de 2017

TATINHO VISTO POR ‘AS 15 DO WAGNER’





Wagner Bellini
Os esportistas de Araraquara conheceram ou ouviram falar dele: Wagner José Bellini, um jornalista versátil que desenvolvia trabalhos de locução, repórter de campo, plantão esportivo e colunista de jornal.

Sem papas na língua, Wagner Bellini dizia e escrevia o que sentia. Para falar, por exemplo, que um jogador era bom de bola, Wagner usava de critério confiável. Tinha um número elevadíssimo de seguidores que curtiam a sua bem elaborada coluna de esportes.

Sintam, nas transcrições que fazemos a seguir, o que o Waguininho dizia sobre o atleta TATINHO, que defendeu a Ferroviária, a Seleção Paulista e a Seleção Brasileira Pré-Olímpica.


“Mingão ‘Funileiro’, torcedor da Ferroviária até debaixo d’água, parou o colunista, ontem, na rua, para dizer: ‘Puxa vida, até que enfim Tatinho vai jogar nesse time. O Mingão, minha gente, acha que o garoto Tatinho põe qualquer um desses pontas que aí estão, debaixo do braço. Tem razão.”

“As estreias, domingo, de TATINHO e EDSON, foram o primeiro sintoma de que a vassoura vai ‘comer’ e feio dentro da Ferroviária. Tem jogadores no clube que estão aí há mais de dois anos e até hoje, desgraçadamente, não mostraram futebol nenhum.”

“Dos mais ‘velhos’, os únicos que permanecerão na Ferroviária são Fernando, Zé Carlos e Wagner. O resto deverá ter o ‘passe’ colocado à venda porque só estão onerando os cofres da agremiação grená. Paulo Sérgio, Marcos, Edson, Tatinho, Carrasco, são alguns amadores que serão promovidos a profissionais. O momento é de renovação e a Ferroviária, se quiser sobreviver, terá que se desfazer de quase todos os seus jogadores profissionais.”

“Quem viver verá... Paulo Sérgio, Tatinho e Marcos serão promovidos a profissionais depois deste Paulistinha. Paulo Sérgio é médio-volante, Tatinho é ponta-esquerda e Marcos, meia-esquerda. Os três vêm sendo preparados pelo Bazani, técnico dos amadores.”

“Os torcedores da Ferroviária devem aplaudir, hoje, o garoto TATINHO, mesmo quando errar em algumas jogadas. Esse menino está começando agora e se prestigiado pela sua torcida, terá um futuro promissor no futebol. TATINHO ‘nasceu’ nos juvenis da Ferroviária e segundo dizem, será um novo Faustino.”

“Escrevam: o ponta-esquerda Tatinho, até o final do ano, estará vestindo a camisa 11 titular da Ferroviária. Esse garoto conhece muito de bola e há quem diga até, que Tatinho é um Faustino melhorado.” 

“WAGNER e TATINHO, na minha opinião, foram os melhores jogadores da Ferroviária, na partida de quarta-feira. O ‘motorzinho’ entrou com a camisa 11, mas jamais foi ponteiro-esquerdo. Trabalhou pelo meio, onde complicou barbaridade a forte defesa do América. Saiu dos pés de TATINHO a marcação do gol da Ferroviária, feito por TITE de cabeça.”

“TATINHO! TATINHO! TATINHO! O colunista não estava enganado, quando meses atrás apelou ao treinador Vail Motta, para que desse uma chance a esse garoto. Hoje, TATINHO já é ídolo da torcida da Ferroviária, jogando um futebol de primeira categoria, de cabeça erguida e com muita inteligência. TATINHO é um menino humilde e tenho certeza que a fama não irá subir à cabeça.”

“João Luiz, Paulão, Mingo, Odair e Volmir, os ‘caras novas’ que o treinador VAIL MOTA testou, domingo, em Jales, onde a Ferroviária esteve jogando amistosamente. O quadro afeano venceu por 3 a 0, com gols de Tatinho, Wagner e João Carlos. Dirigentes que acompanharam a delegação até Jales, disseram que a maior expressão da partida foi o ponta-direita TATINHO, autor de sensacionais jogadas, arrancando, inclusive, aplausos dos torcedores locais.”

“Folheando a edição de terça-feira do jornal Notícias Populares deparei com o seguinte comentário a respeito do time da Ferroviária: ‘O time de Vail Motta, apesar da derrota, se comportou bem. Uma garotada que ainda vai dar muito trabalho. O goleiro João Luiz falhou no primeiro gol. Aranha fracassou no segundo. Zé Rubens jogou um bolão e o garoto Tatinho tem condições e merece ser da seleção brasileira de amadores’. Acrescenta ainda, dizendo: ‘Sérgio fez muita falta no gol da Ferroviária’.”

“O garoto TATINHO deverá ter sua grande chance no Torneio ‘José Ermírio de Moraes Filho’, ele que é infinitamente superior a FREITAS e ADÍLSON. Esse garoto joga nas duas pontas, é ‘luso’ e faz a gente se lembrar muito do saudoso Faustino. VAIL MOTA, que não é bobo nem nada, sabe o valor que esse garoto tem.”

“SÉRGIO MIRANDA e TATINHO foram os jogadores da Ferroviária que mais se destacaram na partida de domingo, em Bauru, contra o Noroeste. A presença do SÉRGIO MIRANDA na quarta-zaga dá outra personalidade ao time grená. Esse moço é craque de bola e só não vem jogando constantemente porque a Ferroviária pretende vender TICÃO, que é titular da posição. Dá gosto ver o futebol de SÉRGIO MIRANDA.”

“O lateral-direito MARINHO, felizmente, já deverá estar em condições de retornar ao time da Ferroviária, na partida da próxima quarta-feira, na ‘Fonte Luminosa’, contra o Comercial de Ribeirão Preto. Ao lado de MAURO, também MARINHO vem carregando o time grená nas costas. Aliás, a Ferroviária vive, no momento, em função de cinco jogadores: Sérgio, Marinho, Mauro, Wagner e Tatinho.”

“O garoto Tatinho, que andou criando problemas disciplinares na seleção olímpica do Brasil, teve seu nome ‘cortado’, definitivamente, na lista dos jogadores convocados. Esse menino sabe de bola, é endiabrado com a Maracanã nos pés, mas é também muito temperamental. Domingo, contra o Botafogo, o seu futebol foi vistoso no segundo tempo, deu muito trabalho à defesa botafoguense e acabou, ao final da partida, sendo apontado como o melhor jogador da Ferroviária em campo. O treinador Vail Motta tem grande mérito no futebol de Tatinho, porque quando ele aqui chegou o garoto estava ‘jogado’ no time amador e disposto a abandonar o futebol. A sua maior atuação, vestindo a camisa profissional da Ferroviária, foi contra o pobre Corinthians, quando Tatinho ‘judiou’ do lateral-esquerdo Vladimir.” 

“MAURO, SÉRGIO MIRANDA, CARRASCO e TATINHO foram destacados pelo Engº ANTÔNIO TAVARES PEREIRA LIMA como grandes craques do atual plantel da Ferroviária. ‘Acho soberbo, por exemplo, o futebol desse quarto-zagueiro Sérgio Miranda’, confidenciou aquele ex-Presidente da Ferroviária. A sua paixão pelo futebol é imorredoura, notadamente pela Ferroviária, clube que fundou e o qual teve a honra de ser o seu Presidente, durante alguns anos. Aposentado, o Engº PEREIRA LIMA está arrumando as malas para retornar a Araraquara e, quem sabe, retornar às atividades candidatando-se ainda em 1977 para disputar a Presidência da Ferroviária.”

“O ex-Presidente da Diretoria Administrativa da Ferroviária, ALDO COMITO, assistiu o segundo tempo da partida de quarta-feira, na Fonte Luminosa, ao lado do colunista e do companheiro Adilson João Tellaroli, da Rádio ‘Morada do Sol’, na cabine de imprensa. O garoto TATINHO foi muito elogiado por ALDO COMITO, que o aplaudiu diversas vezes, inclusive num lance em que o ponta-direita deixou o lateral Jair sentado, órfão de pai e mãe.”



Esta matéria representa uma transcrição do conteúdo de recortes de jornais da coleção de Tatinho, a quem “Ferroviária em Campo” agradece.

Elaboração e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário