domingo, 26 de fevereiro de 2017

JACKSON, AUTOR DO GOL DO TÍTULO DE 2006: FERROVIÁRIA, CAMPEÃ DA COPA FPF




Nome: Jackson Carlos Candido dos Santos 
Nascimento: 6 de março de 1984
Cidade natal: Florianópolis (SC)
 Posição: Atacante 



Ele jogou na Ferroviária apenas uma temporada, em 2006, mas deixou gravado o seu nome no rol dos vencedores. Graças a um gol seu, marcado já nos minutos finais do jogo em Bragança Paulista – último da decisão da Copa FPF – a Ferroviária empatou com o Bragantino, 1 a 1, e conquistou o título de campeã da competição, assegurando sua presença na Copa do Brasil de 2007.

O atacante não começou jogando; entrou durante a partida. E aos 42 minutos do segundo tempo fez o gol da conquista. 

Jackson sofreu uma falta no meio de campo. Cobrada a infração, o mesmo Jackson desviou a bola para fazer o tento de empate.




Ele recordou como se deu naquele ano:

“Nosso grupo era fechado no último. Foi um ano muito bom para mim. No primeiro semestre fui campeão pelo Botafogo e marquei 16 gols. Depois fui para a Ferroviária. Fizemos um bom campeonato com um excelente treinador, que era o Édison Só, e tive a felicidade de ser campeão de novo.” (Futebol Interior) 

Jackson atuou ao lado de outros bons jogadores, como Renato Cajá, Leandro Donizete, Francisco Alex, Caiuby, Thiago Costa, Mauro Viana, Max Carrasco...

O atacante Jackson defendeu vários clubes:
Tubarão, Atlético Cidade Azul, Botafogo, Comercial, Batatais, Lemense, Jataiense, Vila Aurora, XV de Jaú, Grêmio Metropolitano, Marília, entre outros.


Atualmente, mora em Bocaina (SP). Não está atuando por nenhum clube e encontra tempo para prestigiar a Ferroviária, vendo jogos na Arena Fonte Luminosa.




O JOGO DO TÍTULO

“Ferroviária em Campo” mostra a ficha técnica do jogo decisivo entre Bragantino e Ferroviária, que garantiu o título da Copa FPF à Ferroviária.

Jogo – Bragantino 1 x 1 Ferroviária 
Data – 25 de novembro de 2006, sábado, 19 horas
Local – Estádio Marcelo Stéfani, em Bragança Paulista (SP)
Finalidade – Decisão da Copa FPF de 2006
Árbitro – Élcio Paschoal Borborema
Público: aproximadamente 10 mil pessoas 
Gol do Bragantino – Bill, 37 minutos do primeiro tempo 
Gol da Ferroviária – Jackson, 42 minutos do segundo tempo 
Bragantino (vice-campeão) – Dida; Júlio César, Cris e Zelão; Somália, Paulinho (André Gaspar), Ferrinho, Rubens (Fernando) e Leandro (Gileno); Luís Henrique e Bill. Técnico: Marcelo Veiga
Ferroviária – Tuti; Max Carrasco, Carlão, Wagner e Mauro; Fernando (Jackson), Leandro, Renato (Diego Isaías) e Leônico; Alex e Caiuby. Técnico: Édison Só 


Observação: O primeiro jogo, disputado na Fonte Luminosa, foi vencido pela Ferroviária, por 1 a 0, gol de Alex. O empate na segunda partida garantiu o título da Copa FPF e a participação do time na Copa do Brasil de 2007.


Fonte:
Acervo de “Ferroviária em Campo”
Fotos cedidas gentilmente pelo Jackson

Pesquisa, elaboração e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali 

Nenhum comentário:

Postar um comentário