quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

JUARI: DA FERROVIÁRIA PARA O SANTOS





Nome: EDVALDO ELIODÓRIO DOS SANTOS

Apelido: JUARI

Data de nascimento: 22 de março de 1975

Cidade natal: Aracaju-SE

No time profissional da Ferroviária: de 1993 a 1996

No Santos Futebol Clube: 1997

Título alcançado no Peixe: Campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1997

Carreira internacional defendendo clubes da Grécia e de Portugal



Já são vários os casos que se somam de jogadores que se destacaram na Ferroviária da Morada do Sol e despertaram o interesse do Santos Futebol Clube, que dá valor aos jovens atletas e está sempre antenado com as revelações.

O mais recente caso é de Fabrício Daniel, atacante de qualidades que deixou Araraquara para integrar os juniores do clube praiano.

Antes dele, Rogério Seves, Ronaldo Marconato, Peixinho (este, quando foi para o Santos era um jogador que tinha maior visibilidade, uma vez que já havia atuado pelo São Paulo).

JUARI começou a aparecer no time de profissionais grená com 18 anos de idade, em 1993. Sua permanência no clube acabou se estendendo até 1996, ano da queda da AFE.

Interessante notar que, no ano em que ele estreava no quadro principal, a Ferroviária fazia o melhor campeonato paulista daquela década. Não teve muitas chances porque era inexperiente e dava os primeiros passos no time de cima. E exatamente quando o time desempenhava o pior papel de sua história no Paulistão, em 1996, Juari acabava aparecendo mais, anotando alguns gols e chamando a atenção do Santos, que o levou para Vila Belmiro.

No alvinegro do litoral, Juari jogou em 1997. Sagrou-se campeão do Torneio Rio-São Paulo, em 1997. Aliás, foi decisivo para a conquista do Peixe, pois fez um gol que garantiu o empate, resultado que servia ao Santos.

E depois do Santos passou por grande número de clubes, chegando à esfera internacional ao defender o Ethnikos Piraeus, da Grécia e o Estrela da Amadora, de Portugal.

Embora não fosse grande o número de tentos marcados a favor da Locomotiva, Juari assinalou gols importantes, contra adversários de peso, como São Paulo e Corinthians.

“Ferroviária em Campo” apresenta a ficha técnica de dois jogos nos quais Juari visitou as redes de grandes clubes, em favor da AFE.




Jogo: Ferroviária 1 x 1 São Paulo

Data: 14 de março de 1996, quinta-feira (noite)
Local: Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Finalidade: Campeonato Paulista/1º turno
Árbitro: Carlos Eugênio Simon
Expulsão: Gilmar (AFE)
Renda: R$ 27.435,00
Público: 3.041 pagantes
Gol AFE: Juari, 35’/2º
Gol São Paulo: Edmilson, 31’/2º
Ferroviária: Tião; Jorge Luiz (Celso), Wladimir, Adriano e Volnei; Toninho, Ricardo Dias, Borçato e Gilmar; Otávio Augusto (César) e Juari. Técnico: Wilson Carrasco
São Paulo: Zetti; Vítor, Gilmar, Bordon e Guilherme; Capixaba (Edmilson), Donizetti, Sandoval (França) e Aílton; Almir e Valdir. Técnico: Muricy Ramalho




Jogo: Ferroviária 2 x 2 Corinthians

Data: 18 de maio de 1996, sábado (tarde)
Local: Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Finalidade: Campeonato Paulista/2º turno
Árbitro: Paulo José Danelon
Renda: R$ 11.530,00
Público: 1.383 pagantes
Gols AFE: Otávio Augusto, 41’/1º e Juari, 18’/2º
Gols Corinthians: Tupãzinho, 27’ e 34’ do 1º
Ferroviária: Tião; Bobô, Toninho, Adriano e Rogério Seves; Ricardo Dias, Reginaldo, Fernando e Anderson (Volnei); Otávio Augusto e Juari. Técnico: Sérgio Clérice
Corinthians: Ronaldo; Cris, Célio Silva, Henrique (Marquinhos) e Carlos Roberto; Júlio César, Marcelinho Paulista e Ricardo Mendes (João Paulo); Tupãzinho, Marcelinho Carioca e Robson (Glauber). Técnico: Aguinaldo Moreira (interino)




Fonte:
Acervo de “Ferroviária em Campo”
Fotos: gentilmente cedidas por Juari

Pesquisa, elaboração e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali 

Nenhum comentário:

Postar um comentário