quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

FERROVIÁRIA, CAMPEÃ AMADORA DE 1960






Recordar é viver... fortes emoções.

Quem é das antigas e acompanhou a história do futebol da Ferroviária, inclusive o amador, por certo se lembrará dessa conquista e dos integrantes do time campeão grená.

A Ferroviária, além de ir muito bem no profissional, reuniu um grupo de futebolistas de qualidade que a defenderam no Campeonato Amador daquele ano.

Nessa foto rara, captada ao acaso na internet, sem registro de sua origem, vemos o então técnico campeão PICOLIM, um tanto quanto "robusto" (primeiro à esquerda, em pé). Vemos também o massagista Zé Catira, primeiro à esquerda, agachado. Ambos figuras de muita dedicação ao longo de muitos anos mostrando competência em favor da Ferroviária.

Em número de 12, aparecem os atletas campeões amadores de 1960. Ao menos um deles, o Primiano, jogou também em defesa do Sporting Benfica Araraquara, clube amador de Araraquara.

"Ferroviária em Campo" gostaria de saber a respeito da propriedade dessa importante foto. Não apenas para darmos os devidos e merecidíssimos créditos, mas também para, quem sabe, descobrir mais detalhes a respeito dos jovens campeões e do seu encaminhamento na carreira futebolística. O goleiro Urias foi outro destaque do futebol amador. Rui e Liminha, se não nos enganamos, também se destacaram. Mas seria de valor inestimável termos maiores informações de pessoas que acompanharam o futebol desses então jovens jogadores... ou quem sabe termos manifestações de alguns deles próprios, o que seria mais relevante ainda.

Seja como for, achamos que, mesmo sem termos informações mais precisas, é de fundamental importância darmos divulgação desse instantâneo que comprova mais uma das inúmeras conquistas da Associação Ferroviária de Esportes.

Divirtam-se, saudosistas!!!

Observação: Após a elaboração da matéria, "Ferroviária em Campo" descobriu a procedência da foto: localizada no facebook do professor Francisco Castro.

A foto foi colorida por ele.

Elaboração e edição "Ferroviária em Campo": Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali

3 comentários:

  1. Todos atletas que estão nessa foto, posteriormente jogaram pelo Sporting Clube Benfica que em 1970 iria ser campeão amador araraquarense.

    ResponderExcluir
  2. SOLER - DANIEL SOLER, sua familia tinha uma padaria na Avenida 15 de Novembro, entre as Ruas 8 e 9. Rapaz decentésimo, calado, boa pinta. Ele e sua irmã, MARISA, que foi companheira minha no SENAC e depois casou-se com o VALDECIR PARONETO. Ela talvez saiba onde ele (DANIEL) mora atualmente e se tem mais fotos dessa gloriosa época.

    ResponderExcluir
  3. Que tal arranjar e postar fotos que tenham os jogadores BEIJINHO - ZÉ VITOR BARBIERI - o eterno gandula SANSÃO -

    ResponderExcluir