quarta-feira, 30 de novembro de 2016

O SUCESSO DE ELDER SANTANA NA FERROVIÁRIA





Nome: Elder Santana Conceição

Data de nascimento: 7 de abril de 1993

Cidade natal: Vera Cruz (BA)

Clubes: 2012 – Morrinhos (GO); 2013 – Atlético-MG; 2014 – Tupi (MG); 2015 – Ferroviária (SP) e Sampaio Corrêa (MA); 2016 – Bragantino (SP) e Ferroviária (SP)


Revelado na base do Atlético Mineiro, ELDER SANTANA não teve muitas oportunidades no Galo. 

Em 2013, jogou poucas vezes no time das Alterosas. No ano seguinte, foi emprestado ao Tupi de Juiz de Fora. 

Em 2015, disputando a Série A2 do Campeonato Paulista pela Ferroviária, Elder sagrou-se campeão. Ele teve participação efetiva na campanha do acesso afeano à elite do futebol paulista, ajudando consideravelmente o time a alcançar o seu grande objetivo. No segundo semestre de 2015, Elder atuou pelo Sampaio Corrêa (MA). 

Em 2016, no primeiro semestre, esteve em defesa do Bragantino.

Finalmente, na segunda metade do ano, Elder Santana voltou à Ferroviária para disputar a Copa Paulista e novamente contribuiu em muito para que a Locomotiva chegasse ao vice-campeonato... por muito pouco não alcançando o bicampeonato na competição.




Identificação com a Ferroviária

Aferindo suas passagens por alguns clubes, torna-se notória a sua ascendência (ou a ascendência do seu futebol) junto à agremiação de Araraquara. Parece que o futebol do atacante cresce e aparece quando ele veste a camisa grená.

Na campanha da volta da Ferroviária à elite, Elder Santana foi o jogador que mais atuou, com 18 partidas, juntamente com Luan, Paulo Henrique e Tiago Adan. Marcou 4 gols, atrás apenas dos dois maiores goleadores afeanos na A2/2015, Tiago Adan e Alan Mineiro, que assinalaram 8 gols.

Na Copa Paulista deste ano, Elder Santana voltou a marcar 4 gols e participou de 19 dos 24 jogos realizados pela AFE. Voltou a ser, na Copinha, elemento estrategicamente importante no esquema do treinador. Aos 23 anos de idade, o atleta baiano mostra um lastro típico de jogadores mais maduros.

Há uma evidente compatibilidade entre o futebol de Elder Santana e a sua presença na Ferroviária de Araraquara. Participando de duas competições pela agremiação, ele foi campeão e vice-campeão, mostrando sua efetividade e sua importância nas conquistas grenás.

A afinidade do jogador com o time se patenteou nesta temporada. A galera afeana certamente espera contar com Elder Santana no Paulistão que se aproxima.




(Por uma questão de respeito aos fatos, devemos dizer que, além dele, mais três atletas participaram da dupla conquista grená: Luan, Patrick e Renato Xavier também se sagraram campeões na A2 e vice-campeões na Copinha.)


Fontes: Acervo de “Ferroviária em Campo”,  galodigital e ogol
Fotos: "Ferroviária em Campo"; Facebook; GloboEsporte.com

Pesquisa, elaboração e edição de Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali

Nenhum comentário:

Postar um comentário