quarta-feira, 2 de novembro de 2016

ELINHO, O MELHOR JOGADOR DA FERROVIÁRIA EM 1989


Ferroviária 1989

Não foi um grande ano da Ferroviária. Mas isso não deslustra o destaque da temporada no elenco afeano, o volante ELINHO.

Em sua página na internet, ELINHO postou um recorte de jornal araraquarense com uma matéria muito interessante, que FERROVIÁRIA EM CAMPO toma a iniciativa de transcrever sem a citação  do órgão de divulgação, por não conhecê-lo. Mas entendemos ser muito oportuno registrar também neste nosso espaço o abalizado texto.


COM A BOLA TODA

A campanha da Ferroviária na temporada oficial de 1989, foi das piores. O time decepcionou em muitos aspectos e vários jogadores que poderiam ter rendido um futebol melhor, pouco produziram. Parte da torcida entende que faltou não apenas competência mas um pouco mais de amor à camisa e à própria profissão.

Elinho
Isso porém não tira os méritos de quem se destacou e alguns jogadores efetivamente ganharam boas notas nas participações ao longo do Campeonato Paulista.

Entre os melhores, o médio-volante Helinho foi o grande destaque da temporada. Comprado ano passado em definitivo, junto à Votuporanguense, Elio Cassiano de Oliveira, nascido em 5 de maio de 1961, chega talvez ao ponto máximo de sua carreira, embora aos 28 anos, tenha esperanças de melhorar ainda mais e chegar a um grande clube do futebol brasileiro. Elio (está assim no registro), defende atualmente o Grêmio Maringá, emprestado pela Ferroviária àquele tradicional time do Paraná.

Na presente temporada, foi eleito o melhor jogador afeano, graças à sua regularidade e aplicação. Em algumas partidas, chegou a ser o grande elemento que levou o time a resultados até mesmo inesperados, como aquele empate (e quase vitória), diante do São Paulo em pleno Morumbi. Não é sem razão, que a atual diretoria negou-se a vender o passe de Helinho, preservando seu futebol, como uma espécie de “reserva moral” para o elenco, visando a temporada de 90, quando estará de volta o rebaixamento no futebol paulista.


Melhor do ano

A equipe esportiva “Os Campeões da Bola” da rádio Morada do Sol, promove anualmente a escolha do melhor jogador da Ferroviária na temporada.

Essa forma de incentivo aos atletas, tem até mesmo contribuído para que a Ferroviária faça alguns negócios com esses profissionais. Neste ano, Helinho foi eleito com 409 pontos, mesmo tendo deixado de participar dos últimos jogos em razão do seu empréstimo ao Maringá.

Depois dele, apareceram pela ordem, Donato, com 383 pontos; Narciso, com 353; Betão, com 316; Toquinho, com 305 e Wallace com 304 pontos.

As notas foram dadas a cada partida do campeonato, valendo de zero a dez, incluindo-se também, os votos de cronistas de outras cidades que assistiram os jogos da Ferroviária.

Proximamente, Helinho receberá um Troféu, como prêmio ao seu futebol vibrante que o levou a ser eleito o melhor jogador afeano da temporada.


(ELINHO NA AFE: 1988, 89, 90 E 92 – 114 JOGOS, 36 VITÓRIAS, 32 EMPATES, 46 DERROTAS E 4 GOLS)



Fonte:
Facebook do ex-atleta ELINHO, volante da Ferroviária


Abertura, transcrição e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali 

Nenhum comentário:

Postar um comentário