quinta-feira, 3 de março de 2016

FOTOS DA SALA DO PASCHOAL: TIMES "DENTE DE LEITE" DE 1970


PASCHOAL GONÇALVES DA ROCHA DOCUMENTOU TUDO, FOTOGRAFICAMENTE.


Tivemos a felicidade de dirigir a Comissão Organizadora do Primeiro Campeonato de Futebol Infantil "Dente de Leite" de Araraquara. O presidente da ACEA (Associação dos Cronistas Esportivos de Araraquara), Alberto Azzem, deu-nos essa incumbência. Trabalhamos com  dois destacados colegas aceanos: Venício Brunelli e José Fernandes. Todas as partidas foram realizadas no estádio da Fonte Luminosa, no ano de 1970, e em cada jogo escolhia-se o melhor em campo de cada time. Os escolhidos ganhavam pares de meias Lupo. Foi uma belíssima festa da garotada, que vibrou por jogar no estádio da Ferroviária. 




Time do Atlas Esporte Clube, campeão do Primeiro Campeonato de Futebol Infantil "Dente de Leite" de Araraquara, tendo à direita, em pé, seu dirigente e técnico, Armando Clemente. No time, jovens que jogavam muita bola, como Espingardinha, Donisete, Pachequinho, etc.   O Atlas, sagrando-se campeão, obteve o direito de jogar em São Paulo, contra o Tietê, no estádio do Nacional (Nicolau Alayon). Tivemos o prazer de acompanhar a delegação, juntamente com o Brunelli e o Fernandes, os três representando a ACEA. Vibramos com a exibição de gala do Atlas de Armando Clemente, que ganhou do Tietê por 3 a 1. A TV Tupi transmitiu o jogo, pontificando o cronista paulistano Eli Coimbra, que elogiou muito o Atlas.




Atlética São Geraldo, outro time forte, com vários bons jogadores. O terceiro, em pé, da direita para a esquerda, é o Toninho da Farmácia. E os demais? Quem conhece?




Internacional, outra equipe de jovens disputando o Dente de Leite da ACEA, em 1970. Notem a diferença de estatura do primeiro atleta, em pé, à esquerda.




O simpático time do Parque Infantil da Vila Xavier, dirigido, nada mais nada menos que pelo TONHÃO, ou  Antoninho, grande zagueiro que defendeu a Ferroviária com muita galhardia, nos anos 1950 e 1960.




Comercial F.C., do bairro do Carmo, um time muito forte que disputou o título com o Atlas até a última rodada, perdendo o título por um único ponto de diferença. Em pé, o terceiro da esquerda para direita é Rogério, que se destacaria depois no Amadorzão da cidade




O time do Clube Araraquarense não era forte... mas apresentava um garotinho que já despontava com muitas qualidades... tanto que andou ganhando meias Lupo. Falamos simplesmente de CARECA. Sabem qual é? O primeiro à direita, agachado. Ele tinha 10 anos e já dava show de bola.




Espingardinha, do Atlas E.C., eleito o melhor jogador do campeonato e da temporada. Jogava demais. Um craque com a canhotinha hipnotizando a pelota. Do seu lado direito, o excelente treinador e orientador Armando Clemente, que exigia boas notas pra assegurar lugar no time. Velhos e bons tempos do nosso futebol!




Fotos: Sala de Reminiscências Esportivas "Paschoal Gonçalves da Rocha"












Texto: Vicente Henrique Baroffaldi 
Edição: Paulo Luís Micali

5 comentários:

  1. que beleza de matéria ! nota 1000 pra você Barofaldi e para o Micali.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, amigo Wilson. Fazer essa matéria nos fez relembrar tempos passados... pouco depois, viria o tempo de Dirceu Zampieri na presidência da ACEA... e em seguida seria a sua vez, com o dinamismo que sempre teve e continua tendo. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sugestão: Artigo de todos os campões dente de leite, e as fotos das equipes e os relativos anos.

    ResponderExcluir
  4. Sugestão: Artigo de todos os campões dente de leite, e as fotos das equipes e os relativos anos.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou o Titi quarto zagueiro e gostaria de visualizar as fotos dos times de dente de leite que joguei nos anos 70 : o Universal do técnico Murtão e do time do Flamenguinho do Técnico Tim campeão de Araraquara.

    ResponderExcluir