O Campeonato Brasileiro da
Série A tinha outra denominação, em 1983. Era a Taça de Ouro. A Taça de Prata
correspondia ao atual Campeonato Brasileiro da Série B, que a Ferroviária
disputou em 1980 e 1981.
Pois a agremiação de
Araraquara garantiu, no Paulistão de 1982, o passaporte para o principal
certame do país.
Mais que isso, desenvolveu
uma campanha muito boa no Brasileirão de 1983, fazendo vibrar sua empolgada
torcida.
Tivemos 10 jogos na Fonte
Luminosa e outros tantos fora de Araraquara.
A Locomotiva terminou as duas primeiras fases da competição em primeiro lugar no seu grupo. Na terceira fase, não foi feliz e acabou sendo desclassificada, não sem antes eliminar um dos melhores times do Brasil na época, o Grêmio de Futebol Portoalegrense.
Além de tirar um ponto dos
gremistas no jogo de Araraquara, a AFE derrotou os sulistas em pleno estádio
Olímpico, alijando-o das disputas, na rodada derradeira.
A Ferroviária estabeleceu um
aproveitamento que até hoje se mantém imbatível, em termos de média de
aproveitamento em todas as participações. Como os afeanos disputaram o
Brasileirão uma única vez, mantendo alto grau de eficiência, tem
impossibilitado a quebra dessa média. É um feito realmente honroso, que merece
sempre o devido destaque.
Em Pé: Paulinho, José Porsani, Marinho Paranaense, Marcão, Pinheirense, Fernando, Zé Rubens, Tim, ? e Armandão. Agachados: Claudinho, Douglas Onça, Zé Roberto, Sidnei e Jorgeinho. |
SOBRE
A FESTA DA TORCIDA AFEANA
Mas falemos especificamente
da vibração que tomou conta da torcida da Ferroviária, empolgada com a presença
do time no mais importante campeonato do país.
Tivemos, na dezena de jogos
efetuados na Fonte Luminosa, uma média de público jamais registrada em outra
ocasião: quase 8.000 pagantes por partida. Interessante notar que o público
pagante foi crescendo, à medida que o time foi desenvolvendo campanha
relevante. A Morada do Sol esportiva se uniu em torno de sua digna
representante e viveu o belo clima de divisão principal do futebol nacional.
Fora de Araraquara, quando
visitante, a Ferroviária foi mais vista ainda, ao vivo: a média de público foi
de 14.339 pagantes.
O público pagante, nos 20
jogos da Ferroviária, somou 221.858 pagantes, sendo estabelecida a média de 11.094
pagantes por jogo.
Apresentamos a seguir a
listagem dos 20 jogos sustentados pela AFE, na Taça de Ouro de 1983, com os
respectivos públicos pagantes.
Data
|
Jogo
|
Público pagante
|
27.01.1983
|
Botafogo
(RJ) 0 x 1 Ferroviária
|
7.982
|
30.01.1983
|
Ferroviária
2 x 0 Colorado (PR)
|
6.295
|
03.02.1983
|
Ferroviária
2 x 0 Internacional (RS)
|
7.176
|
06.02.1983
|
Brasília
(DF) 0 x 0 Ferroviária
|
3.743
|
09.02.1983
|
Colorado
(PR) 2 x 0 Ferroviária
|
5.460
|
19.02.1983
|
Internacional
(RS) 0 x 0 Ferroviária
|
8.784
|
23.02.1983
|
Ferroviária
2 x 1 Botafogo (RJ)
|
8.142
|
06.03.1983
|
Ferroviária
3 x 1 Brasília (DF)
|
4.467
|
13.03.1983
|
América
(RN) 1 x 3 Ferroviária
|
12.549
|
16.03.1983
|
Atlético
(PR) 1 x 1 Ferroviária
|
8.394
|
20.03.1983
|
Ferroviária
1 x 0 Botafogo (SP)
|
10.627
|
27.03.1983
|
Ferroviária
0 x 0 Atlético (PR)
|
6.199
|
30.03.1983
|
Botafogo
(SP) 0 x 0 Ferroviária
|
13.141
|
03.04.1983
|
Ferroviária
5 x 1 América (RN)
|
7.424
|
10.04.1983
|
Ferroviária
2 x 2 Grêmio (RS)
|
12.329
|
13.04.1983
|
São
Paulo 3 x 1 Ferroviária
|
21.224
|
17.04.1983
|
Ferroviária
0 x 1 Sport
|
9.338
|
20.04.1983
|
Ferroviária
0 x 4 São Paulo
|
6.468
|
23.04.1983
|
Sport
4 x 1 Ferroviária
|
35.270
|
30.04.1983
|
Grêmio
(RS) 1 x 3 Ferroviária
|
26.846
|
Grêmio 1 x 3 Ferroviária |
Resumo:
Público pagante nos jogos da
Ferroviária (total): 221.858 (média de 11.094 por jogo)
Público pagante na Fonte
Luminosa: 78.465 (média de 7.846 por jogo)
Público pagante fora de
Araraquara: 143.393 (média de 14.339 por jogo)
Maior público na Fonte
Luminosa:
10.04.1983 –
Ferroviária 2 x 2 Grêmio (RS) – 12.329 pagantes
Maior público fora de
Araraquara:
23.04.1983 – Sport (PE) 4 x 1
Ferroviária – 35.270 pagantes (um público realmente espetacular)
Embora única, a participação
da Ferroviária no Campeonato Brasileiro está indelevelmente gravada na mente de
seus torcedores da época, enriquecendo sobremaneira a sua história de grandes
feitos.
Fonte:
Acervo de “Ferroviária em
Campo”
Fotos: Mário Zampieri; Museu da Ferroviária; Blog Grêmio 1983
Pesquisa,
elaboração e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali
Temos Saudosos e Gloriosos!
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