segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

UMA DEFERÊNCIA PARA ARARAQUARA E A FERROVIÁRIA


(Conheça a súmula do jogo citado por Caio Ribeiro)



Caio Ribeiro
O Globo Esporte foi apresentado diretamente de Araraquara, da praça Scalamandré Sobrinho, em frente à Arena Fonte Luminosa, nesta segunda-feira, 25 de janeiro de 2016.

Um presente da área esportiva da Globo para a Morada do Sol e uma deferência à Ferroviária, pois apenas seis cidades interioranas serão, a partir de hoje, distinguidas com esse privilégio.

Hoje, Araraquara; amanhã, Ribeirão Preto; quarta-feira, Piracicaba; quinta-feira, Campinas; sexta-feira, Sorocaba; e sábado, Santos. Esse é o roteiro do programa Globo Esporte para a semana, contemplando cidades importantes do estado de São Paulo a pretexto de promover a próxima edição do Campeonato Paulista da Série A1, prestes a ser iniciado (no sábado vindouro).

Ivan Moré, Caio Ribeiro e Gláucia Santiago apresentaram o tradicional e prestigiado programa da grade global, destacando a presença de um bom público para assistir ao vivo. O técnico Sergio Vieira, o goleiro Rodolfo e o zagueiro Alcides foram entrevistados, sendo que o preparador foi destacado no final do programa com foco na sua nacionalidade e as naturais dificuldades de comunicação com os jogadores, pela velocidade com que o luso profere as palavras.

Embora se possa registrar dois pecadilhos cometidos pelos apresentadores – Ivan Moré colocou Araraquara e Lins na mesma região, e Caio Ribeiro mudou o gênero do Elefante da Noroeste:  “a Linense” – o que restou da apresentação em Araraquara foi a projeção da cidade e também da Ferroviária, justamente quando a Locomotiva está de volta à divisão principal do futebol paulista, após longos e sofridos 19 anos de ausência.



O JOGO CITADO POR CAIO RIBEIRO


Caio (início de carreira)
As primeiras palavras do ex-atacante Caio Ribeiro, que, entre outras camisas, defendeu as de São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Internazionale e Napoli, foram para manifestar a sua satisfação por estar em Araraquara, dizendo que foi no estádio da Fonte Luminosa que ele fez sua estreia e marcou o primeiro gol de sua história no futebol profissional.

Ferroviária em Campo consultou o seu arquivo de jogos da Ferroviária e encontrou a ficha técnica da partida aludida por Caio Ribeiro, que assinalou o seu primeiro gol aos 44 minutos do segundo tempo, o quarto da vitória do São Paulo sobre a Ferroviária, pelo Paulistão, em 1994.



Uma das formações da Ferroviária em 1994


Ficha técnica

Jogo – Ferroviária  1 x 4  São Paulo

Data – 26 de março de 1994, sábado à tarde
Local – Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Finalidade – Campeonato Paulista da Série A1/Segundo Turno
Árbitro – Márcio Resende de Freitas
Expulsões – Vilmar e Laércio (Ferroviária) e Guilherme (SP)
Renda – Cr$ 28.434.000,00
Público – 10.995 pagantes
Gol da AFE – Otávio Augusto, 5’/1º tempo
Gols do São Paulo – Cafu, 30’ e Palhinha, 36’ do 1º tempo; Euller, 10’ e Caio, 44’ do 2º tempo

Ferroviária – Rafael; Marquinhos Capixaba (Serginho), Vilmar, Laércio e Luciano Lamóglia; João Batista, Pedrinho e Joãozinho; Ronaldo Paranaense (Paulo Américo), Otávio Augusto e Edelvan. Técnico: Rubens Minelli

São Paulo – Zetti; Cafu, Júnior Baiano, Gilmar e André Luiz; Doriva, Juninho e Palhinha (Axel); Euller, Guilherme e Muller (Caio). Técnico: Telê Santana
Obs. – Na direção técnica dos times, dois “gigantes”: Telê Santana e Rubens Minelli.


Uma das formações do São Paulo em 1994


Fontes:
TV Globo
Arquivo de Ferroviária em Campo
Wikipédia
Fotos: Internet


Elaboração e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali 

Nenhum comentário:

Postar um comentário