quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

FERROVIÁRIA, CAMPEÃ DO INCENTIVO DE 82



Única vez em que Ferroviária e América (fundados por Pereira Lima) decidiram um título

Prefeitura Municipal de Araraquara instituiu o Troféu “Antônio Tavares Pereira Lima”, entregue à Ferroviária

O técnico Roberto Brida, mesmo deixando o clube antes da decisão, foi considerado o grande responsável pela conquista




Com o título acima (FERROVIÁRIA, CAMPEÃ DO INCENTIVO DE 82), o jornal O Imparcial (Araraquara), edição do dia 27 de maio de 1982, na página do Esporte Profissional, assinada por Mário Castro, destacava o feito da Ferroviária: campeã do Torneio Incentivo promovido pela Federação Paulista de Futebol.

Foi a única vez que dois clubes fundados pelo esportista Antônio Tavares Pereira Lima decidiram uma competição. Ferroviária de Araraquara e América de São José do Rio Preto chegaram à final do torneio em alusão.

Grenás da Morada do Sol e rubros de Rio Preto realizaram duas partidas muito equilibradas. Em Araraquara, a Ferroviária fez 1 a 0; no jogo de volta, na Alta Araraquarense, o América também fez 1 a 0. As partidas da decisão aconteceram nos dias 9 e 16 de maio de 1982.

E como foi decidida a competição?  Nos tribunais, pois o América valeu-se de jogador sem condição para atuar.

Vamos à íntegra do texto de O Imparcial, confirmando a decisão do TJD da FPF, punindo o time riopretense com a perda dos pontos ganhos no segundo jogo da finalíssima.

O Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol confirmou o que já se dava como certo, condenando o América na sessão de terça-feira à noite, por unanimidade, dando condições à Federação de proclamar a Ferroviária como campeã do Torneio Incentivo Paulista.

O TJD considerou procedente o protesto da Ferroviária quanto à utilização de Marinho no segundo jogo da decisão do Incentivo, condenando o América, que perdeu os pontos da partida. O clube de São José do Rio Preto ainda se utilizou do zagueiro Miro sem condições legais de aproveitamento.

Com este título, a Ferroviária acumula duas vitórias em torneios Incentivo, pois também ganhou o de 1977, na gestão Antônio Eugênio Nogueira da Gama e confirma a “estrela” do presidente Parelli e, sobretudo, o excelente trabalho feito por Roberto Brida à frente do plantel de profissionais.

Num clima de muita euforia, o presidente Antônio Parelli Filho, que assistiu a sessão de terça-feira do TJD, anunciou que a entrega das faixas de campeã do Incentivo será no jogo contra a Inter de Limeira, dia 6 de junho, quando o capitão da Ferroviária também receberá o Troféu “Antônio Tavares Pereira Lima”, instituído pela Prefeitura Municipal de Araraquara.

Para comemorar o título e como forma de agradecimento aos jogadores, a Ferroviária vai oferecer um churrasco ao plantel, no dia 7 de junho, em Gavião Peixoto, na chácara de Gregório Gula, tio do presidente afeano.

A confirmação do título do Incentivo também foi recebida de forma positiva pelos jogadores durante o treino técnico de ontem cedo. Todos vibraram com a conquista, que deu novo ânimo para o trabalho que visa conseguir uma boa classificação no Campeonato Paulista.


Para chegar à decisão final com o América, a Ferroviária realizou a seguinte campanha no Torneio Incentivo de 1982:

Grupo B

Primeiro Turno

17.03.82 – Taubaté 0 x 2 Ferroviária
20.03.82 – Ferroviária 1 x 0 Santo André
28.03.82 – São Bento 3 x 1 Ferroviária

Segundo Turno

03.04.82 – Ferroviária 3 x 0 Taubaté
13.04.82 – Santo André 3 x 1 Ferroviária
18.04.82 – Ferroviária 2 x 0 São Bento

Observação: A Ferroviária foi dirigida, nesses seis jogos, pelo técnico Roberto Brida, a quem é atribuída a conquista do Torneio Incentivo, pelo excelente trabalho que realizou. Brida deixou a agremiação após essa fase inicial do torneio. Então, na decisão, Olivério Bazani Filho dirigiu o time no primeiro jogo, em Araraquara, ganhando de 1 a 0 do América. No segundo encontro, em São José do Rio Preto, já contratado, Sérgio Clérice foi o treinador; a Ferroviária perdeu de 1 as 0, mas ganhou os pontos no Tribunal. Assim, a Locomotiva teve em Brida o principal artífice para a conquista, mas Bazani e Clérice também participaram do feito grená.


Fontes:

O Imparcial de 27.05.1982 (gentilmente cedido a Ferroviária em Campo por Paulo Celso Biasioli, a quem apresentamos os mais sinceros agradecimentos)
Ferroviária em Campo – Breviário Grená, livro de Vicente Henrique Baroffaldi, Pontes Editores, 2014


Elaboração e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali

Nenhum comentário:

Postar um comentário