terça-feira, 22 de dezembro de 2015

HISTÓRIA: 35 MIL PESSOAS VIRAM SPORTING E FERROVIÁRIA BRIGAREM PELA BOLA... E TAMBÉM SEM ELA


No texto da Revista do Esporte (do Rio de Janeiro), destaque-se uma frase:
“A Ferroviária é o clube brasileiro que está fazendo melhor campanha no exterior, este ano.”   Corria o ano de 1960.





O outro lado de um dos jogos mais importantes da história internacional da Ferroviária de Araraquara: em 10 de maio de 1960, em Lisboa, brasileiros e portugueses entraram em conflito durante a partida entre Sporting e Ferroviária, deixando de lado a bola e partindo para a briga.

Murros, pontapés e empurrões marcaram o litígio no gramado do Estádio José Alvalade, quando da expulsão do lateral Porunga, por agressão a Seminário.

Todos os jogadores entraram na briga, ante o olhar contemplativo do árbitro do encontro. A intervenção policial encerrou o conflito.





REVISTA DO ESPORTE RELATA

A Revista do Esporte, uma publicação do Rio de Janeiro, em seu número 65, de 1960, cobre os fatos nos termos que a seguir transcrevemos:

“BRIGARAM BRASILEIROS E PORTUGUESES EM LISBOA!

Com o campo transformado num ringue, já que os 22 jogadores trocaram murros, pontapés e empurrões sob os olhares atônitos de 35.000 espectadores, a Ferroviária de Araraquara encerrou sua temporada em Portugal, empatando de 1 a 1 com o Sporting de Lisboa, no Estádio José Alvalade, na capital lusa.

A peleja revanche do clube paulista com os “Leões” foi pontilhada de incidentes, com bofetões e pontapés trocados pelos jogadores ante a passividade do árbitro, que teve atuação das mais fracas. Aos 35 minutos do encontro, quando o zagueiro da Ferroviária, Porunga, havia sido expulso por agressão ao ponta Seminário, estourou um conflito de grandes proporções, no qual se envolveram todos os jogadores. Somente com a intervenção da polícia, que usou de energia, os ânimos foram serenados. Apesar disso, o jogo terminou em meio a um ambiente dos mais pesados, pois foram inúmeras as paralisações.

A Ferroviária é o clube brasileiro que está fazendo melhor campanha no exterior, este ano.  Depois de sair invicta da África Oriental Portuguesa, foi derrotada pelo mesmo Sporting por 1 a 0, venceu o Belenenses por 2 a 1 e o F.C. do Porto por 2 a 0. Por causa dessa vitória, aliás, o técnico Daucik (do Porto) foi suspenso pela diretoria do clube... Agora o quadro paulista prosseguirá em sua jornada no estrangeiro preliando contra várias equipes da África.”





Observação: Esta matéria, com a importante transcrição, acontece graças à gentileza do escritor José Renato Sátiro Santiago, que nos passou as páginas da Revista do Esporte Nº 65, de 1960.  Ele é tio do ex-jogador da Ferroviária, Fernando Sátiro, que jogou na AFE de 1963 a 1965. Era um meia de predicados, tendo atuado também pelo São Paulo e pelo XV de Piracicaba, após fazer sucesso no início de carreira, em seu estado natal, o Ceará.



Elaboração e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali

Nenhum comentário:

Postar um comentário