terça-feira, 16 de junho de 2015

Futebol do Passado - O DIA EM QUE HELCIAS ESMURROU UM CORINTIANO


Ferroviária de 1955. Em pé vemos Fia, Izan, Ferracioli, Dirceu Careca,Pixo e Helcias (destaque).
Agachados: Marinho, Cardoso, Gomes, Bazani e Boquita

Helcias Pirolla, nascido em Araraquara no dia 8 de junho de 1930, foi um médio esquerdo (na concepção e nomenclatura da época) que serviu a clubes da cidade: São Paulo, E.C. DER e Ferroviária.

No clube da Estrada, Helcias participou efetivamente da conquista do primeiro acesso, em 1955/56, em 18 jogos, dos 24 que a equipe fez.

Pouco tempo depois, no dia 03 de setembro de 1958, Helcias atuou pela Locomotiva, no Parque São Jorge, contra o Corinthians, em jogo do Campeonato Paulista da Primeira Divisão.

Naquele dia, uma quarta-feira à tarde, os grenás jogaram melhor, criaram inúmeras chances de gol mas concluíram mal, deixando de ganhar uma partida que apresentou um transcurso quase todo a seu favor.

Ao término do jogo, registrou-se a ocorrência desagradável, quando um torcedor invadiu o gramado e partiu pra cima de Helcias. Este o esmurrou no rosto.

A ocorrência só não foi pior graças à intervenção de alguns atletas e também da polícia.


Em pé: Fia, Pixo, Dirceu Careca, Ferracioli, Itamar e Helcias. Agachados: Marinho, Cardoso, Gomes, Bazani e Boquita


A Folha da Manhã, edição de 04.09.1958, descreveu assim o episódio:

“Ao término da partida, um torcedor, inexplicavelmente, invadiu o campo e desentendeu-se com o zagueiro Helcias. O zagueiro araraquarense aplicou um murro no rosto do torcedor, mas o incidente morreu aí, devido à intervenção de outros futebolistas e da polícia.”

A respeito do jogo, vencido imerecidamente pelo alvinegro, a Folha da Manhã acentuou, em determinado trecho da matéria:

“O placar de 1 a 0 favorável ao alvinegro da capital absolutamente não fez justiça ao melhor desempenho técnico e tático do time interiorano. Aproveitando-se de debilidades inúmeras e espantosas existentes no conjunto corintiano, a Ferroviária, sem realizar uma atuação extraordinária, mas dominando o meio de campo completamente, graças à conduta excelente do médio de apoio Dirceu e do meia Bazani, bem auxiliados por Araraquara, jogou um futebol muito mais efetivo e eficiente, e só não triunfou porque os seus avantes foram perdulários: desperdiçaram oportunidades excepcionais para vencer a meta do guardião Gilmar.”

Houve um lance ofensivo da Ferroviária em que o gol não saiu por muito pouco: Baiano finalizou, a bola bateu na trave e voltou para as mãos do guardião Gilmar.

O Estadão, igualmente, ressaltou a superioridade dos afeanos no jogo (edição de 04.09.1958):

“Ontem à tarde, no Parque São Jorge, o Corinthians venceu a formação da Ferroviária, de Araraquara, pela contagem mínima. Esse resultado está longe de refletir o que foi o andamento da luta. O clube de Araraquara dominou durante a maior parte do jogo, mas seus atacantes, com péssima pontaria nos remates, e com muito pouco senso de finalização, não souberam tirar o proveito que poderiam do flagrante domínio territorial.”

Mais à frente, o jornal analisa a atuação do onze grená:

“Todo o sistema defensivo da Ferroviária desempenhou-se satisfatoriamente, merecendo especial referência o médio Dirceu. No ataque, Bazani foi ainda desta feita o mais eficiente, mas, como a todos os demais, faltou-lhe melhor pontaria e decisão nos remates.”

Relato do único tento da partida:
“Aos 28 minutos do segundo tempo, Zague fugiu em contra-ataque, avançando até a área da Ferroviária, de onde chutou com efeito. O arqueiro Rosan apenas rebateu a bola, não conseguindo agarrá-la. Battaglia concluiu o lance marcando o ponto.”
Com o resultado, o Corinthians permaneceu na vice-liderança do campeonato, ao lado do São Paulo. O líder era o Santos.


Em pé: Rosan, Porunga, Helcias, Antoninho, Rodrigues e Osni. Agachados: Amaral, Nei, Baiano, Bazani e Beni.


Ficha técnica do jogo

Corinthians 1 x 0 Ferroviária

Data – 03 de setembro de 1958, quarta-feira, à tarde
Local – Parque São Jorge, em São Paulo (SP)
Finalidade – Campeonato Paulista da Primeira Divisão – Segundo Turno
Árbitro – Esteban Marino (com boa atuação)
Renda – Cr$ 126.090,00
Gol – Battaglia, 28’ do 2º tempo
Corinthians – Gilmar; Homero e Ari; Cássio, Olavo e Benedito; Battaglia, Joãozinho, Zague, Rafael e Tite
Ferroviária – Rosan; Helcias e Porunga; Antoninho, Dirceu e Lourenço; Araraquara, Nivaldo, Baiano, Bazani e Walter


Fontes:
O Estado de S.Paulo
Folha da Manhã
Fotos: Que Fim Levou? (Milton Neves)


Pesquisa, elaboração e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali

Nenhum comentário:

Postar um comentário