terça-feira, 12 de maio de 2015

ENQUANTO A FERROVIÁRIA NÃO RECEBE O CORINTHIANS NA ARENA... A ARENA RECEBE O CORINTHIANS CONTRA OUTROS CLUBES


Torcida do Corinthians na Arena Fonte  Luminosa (Lancenet)

A Ferroviária voltará à elite do futebol paulista (líder do Brasil) em 2016. Pode ser que receba o Corinthians na Arena da Fonte, o que, contudo, não é líquido e certo... porque a seguir na toada em que vem, o Paulistão contemplará cada clube interiorano com apenas dois “grandes” em seus domínios.

O novo presidente da FPF acena com a possibilidade de modificações no campeonato, chegando a afirmar que elas visariam beneficiar e estimular os clubes interioranos. Afinal de contas, ele é originário do Interior de São Paulo e deve ter sentido as agruras por que passa o futebol desse espaço geográfico, significativamente o maior do Estado.

(Temos uma idéia: que tal fazer os clubes “grandes” jogarem todas as suas partidas no Interior, à exceção dos clássicos? Não dizem que os metropolitanos vilipendiam os estaduais, dando notória preferência às competições de âmbitos nacional e internacional? Pois então... fiquem os metropolitanos com os clássicos paulistas e desloquem os demais cotejos para o Interior.  A esta altura os leitores estarão pensando: “Tá delirando? Tá com febre?”)

Bom, resta aguardarmos.

Enquanto isso, a Arena da Fonte Luminosa segue servindo de palco para jogos de clubes “grandes” que têm o seu estádio interditado, principalmente Palmeiras (já veio a Araraquara seis vezes) e Corinthians (já nos visitou em quatro oportunidades).

É o que vai acontecer mais uma vez neste próximo sábado, quando o alvinegro paulistano realizará, na Arena, a partir de 21 horas, o seu segundo compromisso pelo Brasileirão, cercado de grande expectativa uma vez que começou muito bem o campeonato, ganhando do bicampeão Cruzeiro, no Mato Grosso (o Cruzeiro teve de jogar fora das Minas Gerais, por punição).


Corinthians na Arena

Qual é o retrospecto do Corinthians jogando na Arena da Fonte?

Muito bom, sem dúvida. O Timão escolheu Araraquara para esse jogo por questões de logística, mas como o fator resultado é preponderante no futebol, é certo que a escolha se deveu também aos resultados conquistados pelo time, na Arena.

Das quatro partidas, ele ganhou três e empatou uma, permanecendo invicto.

Naquele que foi o jogo de número dois da Arena da Fonte, em 24 de janeiro de 2010, em jogo válido pelo Campeonato Paulista, o Corinthians levou a melhor sobre o Oeste de Itápolis, por 2 a 1, num jogo que somou 10.196 pagantes.

Os três jogos seguintes do mosqueteiro na Arena da Fonte foram pelo Brasileirão.

O de número 41 da Arena, em 29 de maio de 2011, foi Corinthians 2 x 1 Coritiba, reunindo 17.096 pagantes.


Corinthians 2 x 1 Coritiba - Foto: Fernando Calzzani 

O de número 108 da Arena, em 27 de outubro de 2013, foi o clássico Corinthians x Santos, que terminou com igualdade no marcador (1 x 1), reunindo um público pagante de 17.949 pessoas.


Corinthians 1 x 1 Santos Foto: Goal.com

E finalmente o jogo de número 109 da Arena, em 10 de novembro de 2013, que resultou na vitória corintiana por 1 a 0, sobre o Fluminense. O público pagante desse encontro: 14.438.

Corinthians 1 x 0 Fluminense (10/11/2013) Foto: Denny Cesare/Futura Press

Portanto, o maior público do Corinthians em Araraquara, na nova Arena, foi contra o Santos FC: quase 18 mil pessoas.

E agora? Como será sábado, contra a Chapecoense?

(Observação: a numeração dos jogos da Arena da Fonte  refere-se apenas aos jogos entre clubes profissionais.)



Fonte: Arquivo pessoal

Texto e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali

Nenhum comentário:

Postar um comentário