segunda-feira, 20 de abril de 2015

UMA CONSAGRAÇÃO ANUNCIADA


Foto: Rodrigo Corsi/FPF


Foi um final de semana para entrar nos anais da história da Ferroviária de Araraquara. No sábado, 18 de abril de 2015, os grenás vencem em Guaratinguetá e conseguem o retorno à Série A1, principal divisão do futebol paulista. E no domingo, 19 de abril de 2015, a Locomotiva é beneficiada por outros resultados e se sagra campeã da Série A2, duas rodadas antes do término do campeonato.

Assim, após 19 anos de angustiante espera, os torcedores afeanos puderam extravasar e comemorar a volta à elite e o tricampeonato da Segunda Divisão.

Nos três acessos – 1955, 1966 e 2015 –, a Ferroviária levantou o título máximo. Então... agora são dois tricampeonatos: o do Interior (1967, 1968 e 1969) e o do Acesso, já citado.


Foto: Leonardo Fermiano


A vitória em Guaratinguetá

No último lance do primeiro período, o mais agudo dos afeanos, quase a Locomotiva abre o placar. Elder Santana desviou um cruzamento da direita, finalizando e provocando uma providencial defesa do goleiro.

A Ferroviária fez um primeiro tempo tranquilo, de posse de bola mas de fragilidade na conclusão.

Aos dois minutos da segunda etapa, o veloz ala Roberto penetrou na área e foi parado com falta por Barone.

Quase aos quatro, Tiago Adan cobrou o pênalti com um chutaço no canto direito do guardião Flay. A primeira impressão foi de bola para fora, mas a violência do arremate fez com que furasse a rede.


Foto: Rodrigo Corsi/FPF


A vibração dos jogadores grenás, na comemoração, espalhou-se para fora do gramado, nas dependências do estádio onde cerca de 300 afeanos iniciavam uma festa anunciada, pela sua obviedade.

Em Araraquara, os fogos de artifício e a agitação da galera eram ouvidos e sentidos nos mais diferentes pontos.

Coincidiu de a equipe de Milton Mendes decidir sua subida para a A1 exatamente contra o mais frágil dos times da A2, um grupo de futebolistas já abalado com a queda para a A3, que somava apenas três pontos no ativo, resultantes de uma única vitória em 16 jogos disputados. A dificuldade maior foi a apreciável distância de Araraquara ao Vale do Paraíba.

Algumas poucas escaramuças da Garça do Vale foram infrutíferas, num jogo em que a Ferroviária comandou as ações a seu modo, ao correr da sua conveniência. O 1 a 0 bastou.


Foto: Leonardo Fermiano


Depois de tanto sofrimento ao longo de quase duas décadas, a nação afeana dava a volta por cima de modo surpreendente e fácil.

Mas essa facilidade não surgiu do nada; ela foi construída e solidificada por uma equipe técnica aplicada e gabaritada. Dentro de campo graças a profissionais competentes e dedicados; fora de campo, graças a comandantes igualmente competentes e dedicados, sendo harmonizadas as partes.

A filosofia de trabalho do treinador Milton Mendes, um agregador, foi absorvida e desenvolvida eficientemente por seus comandados, um grupo que se tornou unido e coeso ao aceitar as diretrizes de um líder de personalidade forte.


Foto: Rodrigo Corsi/FPF


O resultado não poderia ter sido outro: sucesso absoluto, onde o acesso e o título de campeã chegaram com duas rodadas de antecedência.

A Ferroviária volta ao seu lugar, onde esteve durante 40 anos, de 1956 a 1996, com um intervalo mínimo em 1966.

Estão todos de parabéns, dirigentes, técnico com sua equipe, e jogadores (os maiores responsáveis pelo triunfo).

Oxalá a Locomotiva siga trilhando caminhos de notoriedade, fazendo vibrar sua convicta e persistente coletividade.

Avante, Ferroviária!


Foto: Rodrigo Corsi/FPF


Ficha técnica do jogo

Guaratinguetá  0 x 1  Ferroviária

Data – 18 de abril de 2015, sábado, 15 horas
Local – Estádio Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá (SP)
Finalidade – Campeonato Paulista da Série A2, turno único
Árbitro – Alessandro Darcie
Renda – R$ 3.980,00
Público – 266 pagantes
Gol – Tiago Adan (pênalti), 4’/2º
Guaratinguetá – Flay; Barone (Gabriel), Lucão, Dinda e Ricardinho (Lucas Ferrugem); Augustinho, Thiago, Robinho e Giovanny; Jackson e Sócrates. Técnico: João “Telê”
Ferroviária – Rodolfo; Paulo Henrique, Luan, Patrick (Neguete) e Roberto (Cleidson); Renato Xavier, Jairo e Danilo Sacramento; Fio, Elder Santana (Bruno Moraes) e Tiago Adan. Técnico: Milton Mendes


Foto: Leonardo Fermiano

Fontes:

Futebol Interior
Site oficial da FPF
Arquivo pessoal
Elaboração e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali

Nenhum comentário:

Postar um comentário