quarta-feira, 29 de abril de 2015

O RETROSPECTO É VERDE E O MOMENTO É GRENÁ


 

A história de Ferroviária x Guarani apresenta cores fortemente verdes. O Bugre campineiro, em 101 duelos registrados, ganhou 50 contra 30 da Locomotiva; houve igualdade no marcador em 21 jogos. Enquanto o clube campineiro anotou 159 gols, a representação araraquarense somou 125. Grandes jogos e expressivas exibições marcaram esse clássico interiorano, centenário em número de encontros.

Enquanto o passado se mostra amplamente favorável ao verde, o presente se define por cores destacadamente grenás. No caso, o presente é representado pela competição ora em curso, o Campeonato Paulista da Série A2.

Foto: Leonardo Fermiano

A Ferroviária já obteve o acesso à elite do futebol bandeirante, é a campeã do certame, ganhou os nove jogos que realizou na Arena da Fonte e busca quebrar um outro recorde: o de maior número de pontos ganhos em uma edição da A2. Enquanto isso, o Guarani, ao perder surpreendentemente dentro de seus domínios, para o Velo Clube Rioclarense, saiu do páreo para a volta à divisão principal  do nosso futebol.

Mergulhado em dívidas e correndo sérios riscos de perder o seu patrimônio maior – o belíssimo Brinco de Ouro da Princesa –, o Guarani vive dias melancólicos e faz sofrer a sua grande massa torcedora.

Enquanto para os torcedores grenás a partida de sábado à noite, na Arena, representa sinônimo de festa e muita comemoração com os feitos atuais, para os bugrinos não passa de uma triste e desoladora despedida da competição.


As torcidas de Bugre e Locomotiva



A mostrar a força de sua torcida, o Guarani somou, em 18 jogos, um total de 62.297 pagantes, ao passo que a Ferroviária chegou, no mesmo número de jogos, a 35.525. O jogo de maior público do campeonato foi Guarani 0 x 1 Velo Clube, com 9.678 pagantes.

A torcida da Ferroviária tem a oportunidade, na última rodada, de estabelecer o recorde de público em uma partida, o que, ao que tudo indica, deverá acontecer. O entusiasmo dos afeanos é muito grande e todo mundo quer ver a taça de campeã sendo erguida pelos atletas vencedores.

Torcida do Guarani- Internet


Comparando as campanhas

Clube.......
Classif.
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
%
Ferroviária
43
18
14
1
3
36
12
24
79.6
Guarani
31
18
10
1
7
20
15
5
57.4


Guarani x Ferroviária (Foto: Filipe Granado/Agência Estado)


Fontes:

Site oficial da FPF: futebolpaulista.com.br
Futebol Interior
Acervo pessoal


Pesquisa, elaboração e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali

Nenhum comentário:

Postar um comentário