domingo, 26 de abril de 2015

DIA DO GOLEIRO, O JOGADOR DIFERENCIADO

(POR QUE 26 DE ABRIL?)




Ele é o único jogador que pode usar as mãos.

Apenas ele tem a visão total do campo de jogo.

Atua com camisa diferente dos demais atletas.

Onde ele pisa não nasce grama.

Somente ele conta com um treinador específico.


Esse jogador diferenciado dos demais é o goleiro. Hoje, 26 de abril, é o seu dia, o dia do guardião. E é muito interessante saber por que se estabeleceu dia 26 de abril como o seu dia. Foi num 26 de abril que o goleiro Manga nasceu, em 1937. Aílton Corrêa Arruda, o seu nome. 

Manga
Manga se notabilizou no futebol principalmente atuando no Botafogo de Futebol e Regatas, do Rio de Janeiro. Era de privilegiada estatura para guarnecer a meta. Jogou em diversos clubes do Brasil, além do Botafogo: Sport Recife (onde começou), Internacional de Porto Alegre, Coritiba, Grêmio e Operário de Mato Grosso do Sul. Do exterior, Manga defendeu o Nacional do Uruguai e o Barcelona do Equador, onde encerrou a carreira em 1982.

Atuou na Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1966, como reserva de Gilmar dos Santos Neves. Atuou uma única vez, contra Portugal.

Era um guarda-metas de muitos predicados. Atuava com arrojo e alcançava facilmente a pelota nos saltos aparatosos que executava. Foi, sem dúvida, um dos maiores goleiros do país.

Com 38 anos foi campeão brasileiro pelo Inter-RS; com 39, bi pelo time gaúcho. Portanto, um grande vencedor mesmo em fase final de carreira.


OS GOLEIROS DA FERROVIÁRIA

Rodolfo
“Ferroviária em Campo” já apresentou matérias enaltecendo os goleiros que defenderam a meta grená. Nas rodas formadas por torcedores e esportistas em geral, um tema  recorrente é a respeito do melhor goleiro dentre todos os que já defenderam o gol da Ferroviária. Rosan, Fia, Sérgio Bergantin, Getúlio, Narciso, Machado, Carlos Alberto Alimári, Abelha são nomes sempre referendados.

Narciso
Importante, neste Dia do Goleiro, além de valorizar todos que jogaram com a camisa número um da Locomotiva, é lembrar que a agremiação de Araraquara está retornando à divisão principal do futebol bandeirante tendo como um de seus principais destaques o guardião Rodolfo, que tem demonstrado muita segurança e transmitido confiança à retaguarda do time. Wander e Fernando completam o trio de goleiros da Ferroviária neste ano de acesso. Estão todos de parabéns, a começar por outro profissional, Narciso, que é o responsável pela preparação dos goleiros. Narciso defendeu a Ferroviária de 1985 a 1991, um longo período, passando a identificar-se plenamente com o clube. Tem muito a ver com a performance dos goleiros afeanos.



Fontes:
Guiadoscuriosos.com.br
Acervo pessoal
Fotos: Globoesporte.com; Ferroviária SA; Internet

Pesquisa, elaboração e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali

Nenhum comentário:

Postar um comentário