terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

FRANCISCO ALEX E WELLINGTON, EX-AFEANOS, SÃO OS ARTILHEIROS DO ÁGUA SANTA




Ferroviária de Araraquara e  E.C. Água Santa de Diadema (Grande ABC), adversários da noite desta quarta-feira, na Arena Fonte Luminosa,  jamais se enfrentaram.

Fundado em 27 de outubro de 1981, o Água Santa disputou competições amadoras até 2011, quando se profissionalizou para disputar o Campeonato Paulista, o que acabou acontecendo somente em 2013. Começando pela Série B (Segunda Divisão), o Netuno (mascote) sagrou-se vice-campeão, perdendo a final para a Matonense mas adquirindo o direito de disputar a Série A3 em 2014.

Na A3, o clube azul e branco terminou na terceira colocação, com direito a integrar a Série A2 em 2015.

Não havendo retrospecto entre afeanos e alvicelestes, apresentamos o desempenho de ambos até aqui, no certame em andamento.


Clube
Classif.
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
Ferroviária
7
3
2
1
0
4
2
2
Água Sta.
4
3
1
1
1
7
6
1


A Ferroviária mostra uma defesa com bom rendimento e um ataque pouco operante. Tanto que, de seus 4 tentos, apenas 1 foi assinalado por atacante (Thiago Adan). Os demais foram marcados por Paulo Henrique, Alcides e Luan, laterais e zagueiro.

O Água Santa mostrou uma defesa vulnerável, com uma média de 2 gols sofridos por partida e uma linha ofensiva eficiente, com 7 gols em 3 jogos.


Francisco Alex e Wellington, os ex-afeanos artilheiros

Francisco Alex
Wellington
Com 2 gols cada, Francisco Alex e Wellington são os artilheiros do Água Santa neste início de campeonato. Os outros gols do Netuno foram de autoria de Júlio Madureira, Guina e Thiago.

Francisco Alex atuou na Ferroviária em 2006, ano da conquista da Copa FPF (atual Copa Paulista).

Wellington defendeu o clube grená em 2004, 2005 e 2008 (tanto no Campeonato Paulista como na Copa Paulista). 


Outros nomes do Água Santa identificados com a Ferroviária

Márcio Ribeiro
Além de Francisco Alex e Welington, outros valores do Campeão de Diadema (alcunha do Água Santa) também passaram pela Ferroviária.

Douglas Neves
Douglas Neves, meio-campista de predicados técnicos e figura muito querida dos afeanos, é o auxiliar do técnico Márcio Ribeiro, que também dirigiu a Ferroviária, mas que não angaria a simpatia de muitos torcedores da Locomotiva.

E finalmente Alan Maciel, lateral eficiente, jogou em Araraquara em 2012 e 2013, tendo deixado um retrospecto favorável.


Campanha da Ferroviária na A2/2015

1 – Grêmio Catanduvense 0 x 0 Ferroviária
2 – Ferroviária 2 x 1 Matonense – Gols de Thiago Adan e Paulo Henrique
3 – Atlético Sorocaba 1 x 2 Ferroviária – Gols de Alcides e Luan


Elenco Água Santa (Site Oficial)


Campanha do Água Santa na A2/2015

1 – Água Santa 4 x 1 Santo André – Gols de Wellington, Júlio Madureira, Francisco Alex e Guina
2 – Comercial 4 x 2 Água Santa – Gols de Thiago e Welington
3 – Água Santa 1 x 1 Paulista – Gol de Francisco Alex


Um gol de quem conhece

No último jogo disputado pelo Água Santa, contra o Paulista, o seu gol aconteceu no primeiro minuto de bola rolando, quando Francisco Alex, percebendo o goleiro adiantado, mandou a bola por cobertura, num tento de linda feitura.
 
Elenco da AFE - Futebol Interior


Campanha melhor da Ferroviária

É início de campeonato e não há nenhuma possibilidade de estabelecer ou mesmo vaticinar o destino dos dois contendores desta quarta-feira, na Arena Fonte Luminosa, mas até aqui a Ferroviária desenvolveu melhor campanha, pois além de somar 7 pontos, contra 4 do Água Santa, a Locomotiva realizou 2 jogos fora de casa e apenas 1 em seus domínios. Já o Água Santa teve o mando de 2 jogos (embora ainda não atuasse em Diadema, uma vez que o seu estádio não foi liberado, tendo mandado seus jogos em Barueri e Rua Javari) e se exibiu uma vez fora.

Bruno Moraes
Isso tudo não garante que a Ferroviária ganhará o jogo, pois o time comandado por Márcio Ribeiro é formado por bons valores, que poderão reverter a situação.

Não é o que o torcedor da Ferroviária (animado com o bom início de seu time) espera que aconteça.

A peça ofensiva afeana tem de evoluir. Bruno Moraes (que atuou na Portuguesa e Red Bull) é o mais novo atacante da equipe, e chega cercado de boa expectativa, inclusive de que possa entrar em campo no jogo noturno desta quarta-feira.



Fontes de consulta:

Site oficial da FPF
 Wikipédia
Site oficial do E.C. Água Santa
Programa “Balanço Geral” (rádio Cultura de Araraquara)
Arquivo pessoal
Fotos: Atletas - Federação Paulista e Internet

Pesquisa, elaboração e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali

Nenhum comentário:

Postar um comentário