sexta-feira, 7 de novembro de 2014

PELÉ E SARTRE EM ARARAQUARA

 (Detalhe: no mesmo dia. Um se deu bem; o outro, não)




Araraquara teve o privilégio de receber, num mesmo dia, duas personalidades de primeiríssima linhagem, no esporte e no campo do pensamento. O astro de maior grandeza do futebol, Rei Pelé, em defesa do Santos F.C., em partida válida pelo Paulistão. E o renomado filósofo existencialista Jean-Paul Sartre, que conferenciou na Faculdade de filosofia, onde hoje se situa a Casa da Cultura. Foi em 1960, e Araraquara engalanou-se para receber as distintas celebridades.



No tópico 38 de Acontecências (capítulo do livro Ferroviária em Campo – Breviário Grená), o tema foi apresentado da seguinte forma:


38 – PELÉ E SARTRE EM ARARAQUARA... NO MESMO DIA!

Pelé
Sartre
Uma data para ser lembrada com muito carinho e orgulho pelos araraquarenses: 4 de setembro de 1960. O expoente máximo do existencialismo, Jean-Paul Sartre, pronunciava uma conferência na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara, na rua São Bento, onde hoje funciona a Casa da Cultura. E o rei Pelé, expoente máximo do futebol, exibia-se na Fonte Luminosa, em jogo do Campeonato Paulista. Enquanto Sartre, aclamado mundialmente por sua filosofia de engajamento, respondia a uma questão previamente formulada por Fausto Castilho (professor de Filosofia da Faculdade de Araraquara), Pelé era ofuscado pelo futebol da Ferroviária, que estabelecia um placar indiscutível: 4 a 0 pra cima do Santos. Um dia glorioso para a cidade interiorana.



ONDE ENCONTRAR O LIVRO:


 "FERROVIÁRIA EM CAMPO - BREVIÁRIO GRENÁ"

AUTOR: Vicente Henrique Baroffaldi
ISBN - 978-85-7113-555-00
PÁGINAS: 310
EDITORA: PONTES
VALOR: R$ 35,00 (Livro (30,00 ) + frete (5,00))

PEDIDOS (Para quem reside fora de Araraquara):

ferroviariaemcampo@gmail.com
vicente.baroffaldi@gmail.com
www.facebook.com/ferroviariaemcampo1
(Pagamento via depósito bancário)


LOCAIS À VENDA EM ARARAQUARA: (30,00)

BANCA CENTRAL; Av. Duque esquina com São Bento
VAMOS LER: Rua São Bento - entre Duque e Espanha



Fotos:
lf-renders.blogspot.com
puenteareo1.blogspot.com


Elaboração e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali

Nenhum comentário:

Postar um comentário