terça-feira, 25 de novembro de 2014

CILINHO COMEÇOU NA FERROVIÁRIA


Um grande burilador de jovens atletas, formador de futebolistas esmerado, Cilinho (foto) teve como primeiro clube profissional a Ferroviária de Araraquara. Preparou o elenco afeano para a difícil disputa da divisão de acesso do futebol paulista, em 1966. Embora deixasse a agremiação antes de se iniciar o campeonato, Cilinho foi o responsável pela montagem do time. Quando Agenor Gomes, ex-goleiro Manga, que atuou pelo Santos FC, chegou a Araraquara para dirigir o time, encontrou um trabalho de preparação muito bem feito.

O livro Ferroviária em Campo – Breviário Grená aborda o início profissional de Cilinho no tópico 53 do capítulo “Acontecências”:


53 – CILINHO COMEÇOU NA FERROVIÁRIA

O primeiro time profissional de Cilinho como treinador foi a AFE, no primeiro semestre de 1966. Ele montou o elenco e se foi. A agremiação presidida por Aldo Comito contratou, então, Agenor Gomes (ex-goleiro Manga, do Santos) para a difícil missão da volta à Divisão Especial. Cilinho já havia dirigido o Gazeta, time muito forte da várzea de Campinas, e também os juvenis da Ponte. Mas, um seu colega e amigo do Gazeta, Zé do Pito, o indicou a Aldo Comito, que confiou na indicação. Cilinho fez um excelente trabalho de preparação do time, que acabou, com Manga, voltando à Especial. Era o início de Cilinho como autêntico lapidador de jovens talentosos. Irreverente, controvertido, mas antes de tudo muito competente, Cilinho alcançaria o auge no São Paulo, em 1984, lançando jogadores como Muller, Silas, Sidney e Nelsinho, que se tornaram os Menudos do Morumbi.





ONDE ENCONTRAR O LIVRO:


"FERROVIÁRIA EM CAMPO - BREVIÁRIO GRENÁ"

AUTOR: Vicente Henrique Baroffaldi
ISBN - 978-85-7113-555-00
PÁGINAS: 310
EDITORA: PONTES
VALOR: R$ 35,00 (Livro (30,00 ) + frete (5,00))

PEDIDOS (Para quem reside fora de Araraquara):

ferroviariaemcampo@gmail.com
vicente.baroffaldi@gmail.com
www.facebook.com/ferroviariaemcampo1
(Pagamento via depósito bancário)


LOCAIS À VENDA EM ARARAQUARA: (30,00)

BANCA CENTRAL; Av. Duque esquina com São Bento
VAMOS LER: Rua São Bento - entre Duque e Espanha


Fotos: Revista Placar

Elaboração e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali

Um comentário:

  1. Antes de chegar ao São Paulo, Cilinho também fez um trabalho memorável no XV de Jáu, onde trabalhou jovens promessas emprestadas pelo Santos. lembro-me do meio campo formado por Célio (que depois fez carreira na Portuguesa), Cardim (que passou pela Ferrinha em 85) e Carlos Silva (campeão Paulista em 86, com a Inter de Limeira).

    ResponderExcluir