quinta-feira, 13 de novembro de 2014

ALDO COMITO EXIGIU, ARMANDO MARQUES APITOU


Aldo Comito
Quando da decisão do Campeonato Paulista da Primeira Divisão de 1966, entre Ferroviária de Araraquara e XV de Novembro de Piracicaba, a Locomotiva conseguiu dupla vitória: dentro e fora de campo. Fora, graças à decisiva participação de seu presidente, Aldo Comito. Dentro, pela brilhante atuação de seus jogadores. E assim, na gloriosa jornada do Pacaembu, em duas etapas (um jogo num domingo e outro na quarta-feira subsequente), os afeanos retornaram à Divisão Especial em meio a vibrantes comemorações de sua torcida.

O tópico número 56 de Acontecências, capítulo do livro Ferroviária em Campo – Breviário Grená, destaca essa importantíssima conquista da AFE. Com as seguintes palavras:


56 – ALDO EXIGIU, ARMANDO MARQUES APITOU


Armando Marques
O dinâmico e competente presidente Aldo Comito recebeu um conselho de pessoa infiltrada nos bastidores da Federação Paulista de Futebol, às vésperas da decisão do Campeonato Paulista da Primeira Divisão, de 1966, que reuniria os finalistas Ferroviária e XV de Novembro de Piracicaba: se quiser que a Ferroviária tenha condições de subir para a Especial, venha logo pra São Paulo. Vão designar o árbitro Olten Aires de Abreu para apitar, de acordo com a vontade do Nhô Quim. Era essa a essência do alerta. Aldo Comito se apresentou à Federação e bateu o pé, exigindo a presença de Armando Nunes Castanheira da Rosa Marques na direção dos dois jogos decisivos, no Pacaembu. Depois de muita luta, Aldo Comito acabou vencendo a queda de braços. Afinal de contas, Armando Marques era o melhor árbitro do futebol brasileiro. A lisura das atuações do árbitro não pôde ser contestada após os jogos, e a Ferroviária alcançou, com méritos, o acesso. Duas vitórias: dentro e fora de campo.



ONDE ENCONTRAR “FERROVIÁRIA EM CAMPO – BREVIÁRIO GRENÁ”:



 "FERROVIÁRIA EM CAMPO - BREVIÁRIO GRENÁ"

AUTOR: Vicente Henrique Baroffaldi
ISBN - 978-85-7113-555-00
PÁGINAS: 310
EDITORA: PONTES
VALOR: R$ 35,00 (Livro (30,00 ) + frete (5,00))

PEDIDOS (Para quem reside fora de Araraquara):

ferroviariaemcampo@gmail.com
vicente.baroffaldi@gmail.com
www.facebook.com/ferroviariaemcampo1
(Pagamento via depósito bancário)


LOCAIS À VENDA EM ARARAQUARA: (30,00)

BANCA CENTRAL; Av. Duque esquina com São Bento
VAMOS LER: Rua São Bento - entre Duque e Espanha


Fotos: Jornal de Araraquara / Orgulho de ser Lusa.

Elaboração e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali

Nenhum comentário:

Postar um comentário