sexta-feira, 17 de outubro de 2014

O PRIMEIRO TÉCNICO DA FERROVIÁRIA: (CHIQUITITO PERO CUMPLIDOR)



O primeiro técnico que a Ferroviária de Araraquara teve era pequenino, franzino, mas de grande competência. Zezinho (José da Silva) era um treinador da irrestrita confiança de Pereira Lima, o fundador da Ferroviária.

Em 1946, quando da fundação do América F.C. de São José do Rio Preto, o mesmo Zezinho foi contratado para comandar a equipe.

Na Ferroviária, Zezinho trabalhou de abril de 1951 a 1º de novembro de 1952.

O tópico nº 1 do capítulo “Acontecências”, do livro Ferroviária em Campo – Breviário Grená, aborda justamente o mignon treinador, que era “chiquitito pero cumplidor” (pequenino mas cumpridor, ou seja, pequenino mas resolvia).
Nota: Chiquitito pero cumplidor (pequenino mas resolve) era o slogan de Melhoral infantil, em peças publicitárias que ouvíamos, quando criança, em emissoras da América do Sul, que eram bem sintonizadas.


Zézinho


Íntegra do tópico número 1 de Acontecências:


1 – O PRIMEIRO TREINADOR

José da Silva, o Zezinho, foi o primeiro técnico da Ferroviária, no período de abril de 1951 a outubro de 1952. Ele fora, de 1946 a 1949, o primeiro treinador do América de São José do Rio Preto. E chegou a ser, também, treinador da Associação Desportiva Araraquara (ADA). Portanto, graças à confiança nele depositada, o mignon treinador comandou tecnicamente os três clubes fundados por Pereira Lima. Zezinho foi ainda técnico de outras agremiações: Guarani de Catanduva (seu primeiro clube), Rio Preto, São Paulo de Araçatuba, Penapolense, Olímpia, Fernandópolis e Tanabi. Foi o introdutor, em vários clubes, do sistema de concentração de jogadores. Vítima de complicações pulmonares, Zezinho faleceu na noite de 31.07.1979, na Santa Casa de São José do Rio Preto. Ele trabalhava numa banca de jornais e revistas, naquela cidade.




ONDE ENCONTRAR O LIVRO “FERROVIÁRIA EM CAMPO – BREVIÁRIO GRENÁ”:




"FERROVIÁRIA EM CAMPO - BREVIÁRIO GRENÁ"

AUTOR: Vicente Henrique Baroffaldi
ISBN - 978-85-7113-555-00
PÁGINAS: 310
EDITORA: PONTES
VALOR: R$ 35,00 (Livro (30,00 ) + frete (5,00))

PEDIDOS (Para quem reside fora de Araraquara):

ferroviariaemcampo@gmail.com
vicente.baroffaldi@gmail.com
www.facebook.com/ferroviariaemcampo1
(Pagamento via depósito bancário)


LOCAIS À VENDA EM ARARAQUARA: (30,00)

BANCA CENTRAL; Av. Duque esquina com São Bento
VAMOS LER: Rua São Bento - entre Duque e Espanha


Elaboração e edição:  Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali

Foto: Ferroviária SA

Nenhum comentário:

Postar um comentário