terça-feira, 7 de outubro de 2014

“MAGNÍFICO”, NO DIZER DO ADVERSÁRIO


Esse é o título de um dos 200 tópicos do capítulo “Acontecências”, integrante do livro “Ferroviária em Campo – Breviário Grená”, lançado pela Pontes Editores, de Campinas.



Aludido capítulo traz um infindável número de curiosidades a respeito da história da agremiação grená de Araraquara, ao longo de seus 64 anos de existência.

Ferroviária 4x0 Napoli, em 1968, em Araraquara. A foto, histórica, reúne os 22 jogadores. (http://terceirotempo.bol.uol.com.br)

O tópico número 69 fala da repercussão do sucesso da AFE ao receber o vice-campeão italiano Napoli, no ano de 1968. Entre outros, o técnico da equipe azul do Sul da Itália ficou vivamente impressionado. Eis o texto que cuida desse episódio, no Breviário Grená:


“ 69 – ‘MAGNÍFICO’, NO DIZER DO ADVERSÁRIO

Com esse adjetivo pomposo, o técnico do Napoli qualificou o futebol da Ferroviária, exibido por ocasião da partida Ferroviária 4 x 0 Napoli, na Fonte Luminosa, em 9 de junho de 1968, quando a AFE comemorou o título de bicampeã do Interior. Apesar de atuar sem dois de seus maiores jogadores – Mazzola e Sivori – o Napoli reconheceu a força do futebol grená. Aliás, em função dessas duas ausências de expressão no time, os napolitanos não receberam da Ferroviária o valor integral constante do contrato assinado (17 mil dólares).  Em entendimentos mantidos já no mês de agosto daquele ano, a Ferroviária pagou a metade do valor estipulado, mesmo porque, se não o fizesse, estaria impossibilitada de jogar em Paranavaí (PR), um amistoso que fora acertado.”

O time interino do Napoli que enfrentou amistosamente a Ferroviária, em Araraquara.  O amistoso só foi possível graças ao araraquarense Sérgio Clérice, ex-jogador e ex-técnico. Clérice brilhou na Itália por anos e anos e depois voltou a residir em sua querida cidade natal. (http://terceirotempo.bol.uol.com.br)


O livro de 310 páginas é encontrado na Livraria Vamos Ler, na rua São Bento, e na Banca Central, na avenida Duque de Caxias, esq. Com a São Bento. E também via internet.



 

FERROVIÁRIA EM CAMPO - BREVIÁRIO GRENÁ

AUTOR: Vicente Henrique Baroffaldi
ISBN - 978-85-7113-555-00
PÁGINAS: 310
EDITORA: PONTES
VALOR: R$ 35,00 (Livro (30,00 ) + frete (5,00))

PEDIDOS (Para quem reside fora de Araraquara):
ferroviariaemcampo@gmail.com
vicente.baroffaldi@gmail.com
www.facebook.com/ferroviariaemcampo1
(Pagamento via depósito bancário)

LOCAIS À VENDA EM ARARAQUARA: (30,00)
VAMOS LER: Rua São Bento - entre Duque e Espanha


Texto, fotos e edição de Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali

Nenhum comentário:

Postar um comentário