quarta-feira, 1 de outubro de 2014

DEZ LOCOMOTIVAS PARA A “LOCOMOTIVA”

 




Está no capítulo “Acontecências”, do livro “Ferroviária em Campo – Breviário Grená”.  Formado por 200 tópicos com muitas curiosidades sobre a vida da Ferroviária, o capítulo em alusão apresenta, em seu item número 63, o episódio registrado no final do ano de 1967, quando a AFE estava conquistando o bicampeonato do Interior, no Campeonato Paulista da Divisão Especial.

O Governo do Estado de São Paulo assinou ato oficializando a liberação de 10 locomotivas tidas como inservíveis para a Associação Ferroviária de Esportes. Portanto, a EFA cedia o que não mais lhe servia para a AFE, sua cria. Com isso, a Ferrinha levantou um bom dinheiro – 33 milhões – para fazer frente às despesas.

Os tempos eram outros, tanto para o sistema ferroviário brasileiro como para a agremiação de origem ferroviária. Tempos de abastança e de bons resultados.

O nosso sexto trabalho em livro aborda, pela segunda vez, a Ferroviária de Araraquara. Fomos decisivamente auxiliados pelos préstimos inestimáveis de Paulo Luís Micali, taquaritinguense que passou a advogar a causa grená com muito entusiasmo e determinação. O capítulo “Acontecências” tem a participação direta de Micali no levantamento de informações junto a diversas fontes. Com o seu empenho foi possível elaborar duas centenas de tópicos sobre acontecimentos, ocorrências e curiosidades atinentes à vida afeana.

Segue o texto constante do “Breviário” que aborda o presente que a AFE recebeu do Governo do Estado de São Paulo.


“63 – DA EFA PARA A AFE, COM CARINHO: 10 LOCOMOTIVAS

Em novembro de 1967, a Ferroviária recebeu um interessante presente da Estrada de Ferro Araraquara (EFA): 10 locomotivas consideradas inservíveis . Dispondo delas, a Ferrinha levantou cerca de 33 milhões de cruzeiros novos. Bons tempos aqueles!”


O blog “Ferroviária em Campo” seguirá apresentando inúmeros tópicos de “Acontecências”.  Muita curiosidade está a caminho.



FERROVIÁRIA EM CAMPO - BREVIÁRIO GRENÁ

AUTOR: Vicente Henrique Baroffaldi
ISBN - 978-85-7113-555-00
PÁGINAS: 310
EDITORA: PONTES
VALOR: R$ 35,00 (Livro (30,00 ) + frete (5,00))


PEDIDOS (Para quem reside fora de Araraquara):
ferroviariaemcampo@gmail.com
vicente.baroffaldi@gmail.com
www.facebook.com/ferroviariaemcampo1
(Pagamento via depósito bancário)

LOCAIS À VENDA EM ARARAQUARA: (30,00)
BANCA CENTRAL; Av. Duque esquina com São Bento
VAMOS LER: Rua São Bento - entre Duque e Espanha


Fonte:

Livro “Ferroviária em Campo – Breviário Grená”, de Vicente Henrique Baroffaldi

Ilustração desta matéria: Paulo Luís Micali

Nenhum comentário:

Postar um comentário