quinta-feira, 9 de outubro de 2014

COMO FOI QUE UM TÉCNICO CAMPEÃO DO MUNDO FICOU DESEMPREGADO E MORANDO EM ARARAQUARA





O fato é relatado no livro Ferroviária em Campo – Breviário Grená, no capítulo “Acontecências”, que traz 200 tópicos repletos de curiosidades e fatos relacionados à história da Locomotiva. O tópico de número 114 explica como foi que o técnico campeão mundial, Aymoré Moreira, permaneceu em Araraquara sem emprego depois de ter livrado a Ferroviária do risco de rebaixamento, no Paulistão de 1977.


Foi assim:


114 – AYMORÉ: SEM EMPREGO, EM ARARAQUARA

O técnico campeão mundial de 1962, Aymoré Moreira, pegou a Ferroviária desacreditada e a tirou do risco de rebaixamento, em 1977. Só que, na mesma temporada, deixou a Locomotiva ao receber proposta tentadora do Botafogo de Ribeirão Preto (de Sócrates, Zé Mário e outros destaques). As coisas não caminharam bem para Aymoré no Santa Cruz, onde ficou muito pouco. O treinador continuou residindo na Morada do Sol, no edifício do Banco do Comércio e Indústria, sem emprego, até o final do ano. Se tivesse permanecido na AFE, o “Biscoito” ganharia mais 300 mil cruzeiros (até o final de 77). Além de perder esse valor, ainda teve de devolver 30 mil ao Botafogo. “Só perdi tempo, prestígio e dinheiro.” – afirmaria o técnico.


E o mais interessante é que, no embalo da recuperação empreendida através da chegada de Aymoré Moreira, a Ferroviária levantaria o título do Torneio Geraldo José de Almeida, após o Campeonato Paulista de 1977, sob o comando de Olivério Bazani Filho. Em 11 de dezembro de 1977, a Ferrinha foi a Sorocaba e sustentou o empate de 0 x 0, depois de ter ganho do São Bento, na Fonte Luminosa, por 2 a 0. Assim, tornou-se campeã do torneio promovido pela Federação Paulista de Futebol. Enquanto isso, Aymoré amargava o desemprego morando em Araraquara, assistindo de perto a conquista grená.  Coisas do futebol.


Gostou desse relato?  Pois o livro "Ferroviária em Campo – Breviário Grená" traz, além dele, mais 199 relatos com curiosidades a respeito da trajetória afeana ao longo de 64 anos de vida.


Onde achar:
  

 

"FERROVIÁRIA EM CAMPO - BREVIÁRIO GRENÁ"

AUTOR: Vicente Henrique Baroffaldi
ISBN - 978-85-7113-555-00
PÁGINAS: 310
EDITORA: PONTES
VALOR: R$ 35,00 (Livro (30,00 ) + frete (5,00))

PEDIDOS (Para quem reside fora de Araraquara):
ferroviariaemcampo@gmail.com
vicente.baroffaldi@gmail.com
www.facebook.com/ferroviariaemcampo1
(Pagamento via depósito bancário)

LOCAIS À VENDA EM ARARAQUARA: (30,00)
BANCA CENTRAL; Av. Duque esquina com São Bento
VAMOS LER: Rua São Bento - entre Duque e Espanha


Texto, fotos e edição: Vicente Henrique Baroffaldi e Paulo Luís Micali


Nenhum comentário:

Postar um comentário