quinta-feira, 2 de outubro de 2014

“BREVIÁRIO GRENÁ” TRAZ: SHOW DE CHICÃO NA FONTE


O livro “Ferroviária em Campo – Breviário Grená” traz um capítulo cheio de curiosidades a respeito da história da Locomotiva. Trata-se de “Acontecências”, que reúne 200 tópicos em 50 páginas.

Um dos tópicos, o de número 111, trata do espetáculo proporcionado pelo jogador Chicão, do São Paulo, quando da exibição do tricolor em Araraquara, em 1977, pelo Paulistão. Eis o conteúdo do tópico em referência:


Chicão - São Paulo FC


111 – SHOW DE CHICÃO NA FONTE

A Ferroviária jogava contra o São Paulo, na Fonte, no dia 8 de maio de 1977, e perdia pela contagem mínima.  O jogo se aproximava do seu final quando Wilson Carrasco foi vítima de entrada brusca, sem bola, do controvertido jogador Chicão. O árbitro, Alfredo Gomes, expulsou o são-paulino de campo. Aí começou o show. Primeiro, Chicão negou-se a sair; depois, enrolou ao máximo a sua retirada. A torcida, revoltada, reagiu atirando pedras, garrafas e rojões em direção ao jogador. Sim, naquele tempo era uma festa... entrava-se no estádio com arsenal de guerra. O policiamento era insuficiente para dar proteção ao Chicão, que chegava perto do túnel e voltava correndo para o meio de campo. A baderna continuou, estendendo-se por cerca de dez minutos, após o que Alfredo Gomes decidiu pela permanência do atleta atrás de um dos gols, protegido pelos policiais. (Evoluímos. Hoje, qualquer chinelo atirado dentro do campo pode resultar em interdição.)

Estamos apresentando neste blog “Ferroviária em Campo”, alguns dos tópicos sugestivos que integram o livro “Ferroviária em Campo – Breviário Grená”. O capítulo “Acontecências” contou com o reforço de Paulo Luís Micali nas pesquisas, o qual levantou um grande número de notícias curiosas e por vezes pitorescas ou  até mesmo folclóricas no cenário do noticiário midiático a respeito da gloriosa Ferroviária de Araraquara. Seguiremos reproduzindo neste espaço muitas novidades.

 

FERROVIÁRIA EM CAMPO - BREVIÁRIO GRENÁ

AUTOR: Vicente Henrique Baroffaldi
ISBN - 978-85-7113-555-00
PÁGINAS: 310
EDITORA: PONTES
VALOR: R$ 35,00 (Livro (30,00 ) + frete (5,00))

PEDIDOS (Para quem reside fora de Araraquara):
ferroviariaemcampo@gmail.com
vicente.baroffaldi@gmail.com
www.facebook.com/ferroviariaemcampo1
(Pagamento via depósito bancário)

LOCAIS À VENDA EM ARARAQUARA: (30,00)
BANCA CENTRAL; Av. Duque esquina com São Bento
VAMOS LER: Rua São Bento - entre Duque e Espanha


Redação – Vicente Henrique Baroffaldi
Edição e ilustração – Paulo Luís Micali 

3 comentários:

  1. Não foi nesse jogo que ele saiu com o capacete do soldado!! Lembro de um episódio assim!!kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Foi sim. Um soldado ofereceu o capacete como segurança mas mesmo assim ele não saiu

    ResponderExcluir
  3. Foi sim. Um soldado ofereceu o capacete como segurança mas mesmo assim ele não saiu

    ResponderExcluir