sexta-feira, 19 de abril de 2013

PALMEIRAS 5 X 3 PAULISTA DE ARARAQUARA, EM 1950


O Imparcial (Araraquara), 28/02/1998

Nos velhos e bons tempos em que os grandes clubes de São Paulo encontravam espaço no calendário para exibições no Interior, e eram uma atração excepcional, as cidades engalanadas recepcionavam com muita festa e alegria os esquadrões e seus craques.
 
Foi assim, por exemplo, no dia 23 de julho de 1950, um domingo à tarde, quando a Sociedade Esportiva Palmeiras exibiu-se na cidade de Araraquara, a Morada do Sol, contra a representação do Paulista F.C. local.
 
Com o Estádio Municipal de Araraquara lotado e renda de Cr$ 60.000,00, o encontro foi dirigido por Cireno Pereira de Andrade.
 
No primeiro tempo, o quadro da capital paulista assinalou três gols por meio de Manoelito e Dino (2); ainda na primeira etapa, Maurinho marcou para o Paulista.
 
Na etapa complementar, Montanholi fez dois, o mesmo conseguindo o avante Maurinho, que acabou sendo o artilheiro do jogo com três gols (todos os do time vermelho, preto e branco de Araraquara).
 
Formou o Palmeiras com: Oberdan; Turcão (Palante) e Sarno; Salvador, Túlio e Waldemar Fiúme; Nestor, Manoelito (Montanholi), Aquiles, Dino e Brandãozinho (Rodrigues). Técnico: Jim Lopes.
 
O Paulista de Araraquara apresentou-se com: Madalena (Monteiro); Laxixa e Monte I; Tiana, Humaitá e Rafael; Xerito, Maurinho, Élvio, Galisé e Monte II.

 
 
Fontes:
 
Almanaque do Palmeiras – Celso Dario Unzelte e Mário Sérgio Venditti, Placar/Abril

Araraquara Futebol e Política – Luís Marcelo Inaco Cirino – SJS Gráfica e Editora, 2008


Foto: O Imparcial (Araraquara), 28/02/1998


Texto: Vicente Henrique Baroffaldi

 

 

2 comentários:

  1. Poxa, e o Maurinho balançou as redes palestrinas em três oportunidades. Não tive a oportunidade de vê-lo jogar, mas fico na imaginação no que fez pelo São Paulo, Fluminense e Seleção Brasileira. Ótimo texto Vicente! abraços!

    Alessandro Bocchi

    ResponderExcluir
  2. É, Bocchi, esse Maurinho era mesmo endiabrado. Aprontou horrores para os adversários e teve uma bela história no futebol.
    Grato pela observação e pela força.
    Abraços!

    ResponderExcluir