terça-feira, 30 de abril de 2013

BENFICA ILUSTRADO


Camisa do Benfica - Cortesia: J. C. Okumoto
Um dos mais tradicionais e queridos clubes de Araraquara – SPORTING BENFICA ARARAQUARA – marcou época no futebol amador, exibindo e revelando grandes jogadores e sagrando-se campeão em diversas ocasiões, como em 1970, 1972 e 1981, na Divisão Especial da Liga Araraquarense de Futebol.
Em 1972, o time-base era este: Tatalo; Rui, Hélio Primiano, Nardinho Cruz e Dorinha; Coca, Ivan Borghe e Dênis; Tatinho, Tite e Baiano. O técnico era o popular Pança.
Na última das conquistas do Amadorzão, pouco antes de licenciar-se da LAF e não mais participar das competições oficiais, o Águia do Carmo decidiu o título com o grande rival da Vila Xavier, Palmeiras Esporte Clube, em 1981, e estabeleceu um placar clássico – 3 a 0 – gols marcados por Jorge (2) e Luiz Roberto. O time campeão: Laerte; Edmilson, Marcos, Paulo e Demá; Júlio Cézar e Rui Júlio (Vilela); Luiz Roberto, Jorge, Juninho e Zé Paulo (Picin). Técnico vencedor: Cana (Arnaldo Araújo Zocco).
Nas categorias de base, igualmente, o tricolor de cores vermelha, verde e branca levantou importantes títulos, como o tricampeonato de juvenis em 1977/78/79. Elenco benfiquense no ano do tri (1979): Fernando Jabá, Carlinhos, Marcos Pachiega, Pedrão, Zé Leomar, Luizinho, Pinguim, Calzinho, Zé Roberto, Marinho Rã, Biro-Biro, Nenê, Luiz, Valtinho, Ozias e Esquerdinha. Lineu Carlos de Assis tinha o comando técnico da equipe.
O atual presidente da Ferroviária, Doutor Welson Alves Ferreira Júnior (Juninho), também defendeu o tricolor carmense, exibindo um futebol voluntarioso e técnico, bem estiloso, atuando pelo meio de campo. Família de futebolistas, como se nota, já que seu filho, Guilherme Alves, empenhou-se em defesa da gloriosa jaqueta grená da Locomotiva de Araraquara.
Esportistas de renome presidiram o Sporting Benfica, como Alberto Nicodemo Senapeschi e Álvaro Fleury Fina.
Mais do que falar sobre o Benfica, preferimos fazer visualizar alguns dos grandes times montados pelo tricolor, aqui mostrados graças ao acervo do Museu do Futebol e Esportes de Araraquara, numa gentileza de Gustavo Ferreira Luiz. A edição (primorosa como sempre) da matéria é de Paulo Luís Micali.
Torcedores e simpatizantes do Benfica podem nos ajudar, identificando os nomes dos atletas benfiquenses que aparecem nas diversas fotos. Quem se habilita?  Vamos lá, amigos!

 


 

 
 
 
 
 

 
 
 
Fontes: Internet e Arquivo pessoal
Fotos: Museu do Futebol e Esportes de Araraquara (dos times) e J.C.Okumoto (da camisa)
 Edição: Paulo Luís Micali
Pesquisa e texto: Vicente Henrique Baroffaldi

9 comentários:

  1. Treinei nas escolinhas do Benfica na época em que O PIO e o Galhardo eram treinadores, época boa de minha infância....

    ResponderExcluir
  2. Bons tempos, boas recordações, hein André Luiz!?
    Agradecemos pelo comentário.

    (Vicente)

    ResponderExcluir
  3. MIRANDINHA (Wilson Carlos Albino)13 de dezembro de 2013 às 14:18

    O Sporting Benfica Araraquara foi sem sombra de dúvidas, uma das maiores agremiações do futebol amador de Araraquara, e tinha em suas equipes juvenís e amadoras, jogadores da maior categoria e raça. muitos se tornando profissionais depois de atuar pela ÁGUIA DO CARMO. Careca, Marinho Rã, Rui Julio, Coca, Denis, Hélio Primiano, Percy, Liminha, Manéco, Leley, Salami, Paraguaio, Tiana, Tatá (2 irmãos), Jarbas, Volney,Valderico, Zelão, Pim, Nardinho, Carlitão,Tim Tim, Porunga, Colino,Biróca, Dinho, Urias, Castro(Loco),Agostinho, Gervásio, Canhoto, Cilas, Roberto Simplício, Heleno, Paulinho Pasetto, Ivan,Arakem, Bebeto, Babá, Bica, Caiuby, Gringo (Goleiro) Carlinhos Brancão, Paulinho Tico,Tatinho, Tite, Beto, Zé Grandão, Jarbinhas, Rui,Zé Carlinhos,Morgado,Carlão,Ricardo, e até eu, Mirandinha, além de muitos outros, que peço perdão por não lembrar de todos. O Benfica teve como seu primeiro Presidente o Carlinhos Brancão, o Ademar Velloso (Pança), Senapeschi, Alvaro Fleury Fina, entre outros, e atualmente é presidido pelo popular Biróca. Temos uma história linda e impossível de se retratar de improviso, mas o importante é que com a garra, amor e dedicação de um grupo de velhos atlétas, resistimos ao tempo e a tudo e completamos no ultimo dia 22 de agosto o nosso JUBILEU DE OURO (50 ANOS). Parabéns a todos que vestiram ou ajudaram esta gloriosa camisa da nossa querida ÁGUIA DO CARMO, a sobreviver e resistir ao amadorismo e perpetuar suas conquistas.

    ResponderExcluir
  4. A Águia do Carmo, de tantas conquistas e com tanto orgulho defendemos. A equipe de 75 juvenil precisaria ser mais lembrada, pois tinha Jefferson, Du Faria, Xerê, Laxixa, Paulo Cezar Oliveira, Edinho, Careca, Pedrinho, Vica, Pim, Teroca, Toninho, Piligão. Fomos vice-campeões contra o juvenil da Ferroviária e o mais bonito era, efetivamente, a águia estampada em nosso peito. Mandem fotos daquela equipe, quem assim as tiver.

    ResponderExcluir
  5. Como ser campeão juvenil invicto em 1977 foi gostoso. Também com aquele time titular" Paulo Afonso, Macieira, Alceu, Jeferson, Airton Xerê, Jaiminho, Teroca e Nene, Alástico, Dù e Zé Paulo e mais os garotos Pim, Vica, Gallo, Vandinho, etc

    ResponderExcluir
  6. O tempo passa e as lembranças, gostosas, misturam um pouco as datas e os nomes. Como também nasci em 1962, posso afirmar que o Pim não fez parte do time juvenil do Benfica de 1975 (tínhamos 13 anos e estávamos no primeiro ano do dente de leite), mas fizemos parte dos times de 1977 a 1979. E vendemos muita rifa para a construção do campo (outro detalhe ignorado por muitos).

    ResponderExcluir
  7. Na 1ª foto colorida os nomes são: em pé da esquerda p/ direita: Guarani(massagista) Laerte, Silas, Carlitão, Nardinho, Eduardo e Euzébio(Técnico)
    Agachados: Batistinha, Jaiminho, ?, Denis e Beto.

    ResponderExcluir
  8. Fui eterno reserva do Jarbas nos anos 60, mas tive prazer de jogar com craques como Heleno, Paraguaio, Paulinho ztico, Tiana, zhelio Primiano, Salame e muitos mais. Muita saudade daquele verdadeiro amadorzão.

    ResponderExcluir
  9. Sugiro aqui uma matéria a respeito dos campeões dente de leite de araraquara, celeiro de muitos craques.É onde tudo começa!!

    ResponderExcluir