domingo, 3 de março de 2013

A FERROVIÁRIA JÁ JOGOU EM MADRI



O afeano Luiz FernandoCorrêa Leite exibe, com orgulho, a camisa da Ferroviária de Araraquara, no estádio Santiago Bernabeu, do Real Madri

Não foi no Santiago Bernabéu, mas a Ferroviária já atuou na cidade de Madri, no distante ano de 1960. Foi por ocasião de sua primeira excursão, que englobou o solo europeu e a terra africana.
 
O jogo aconteceu no dia 26 de maio de 1960, e o adversário da Ferrinha foi o Atlético de Madrid, um dos grandes esquadrões espanhóis.
 
Muito prejudicada pela arbitragem, ainda assim a Ferroviária conseguiu igualar-se ao Atlético, empatando em 1 a 1.

O público, estimado em 20.000 pessoas, lotou o estádio Metropolitano de Madri.



Estádio Metropolitano de Madrid (Demolido) - www.ceroacero.es
O árbitro, Sr. Plaza, anulou dois gols marcados por Baiano, alegando impedimento. Segundo o historiador e médico, Dr. Luís Marcelo Inaco Cirino, que foi fundo na pesquisa, o jornal espanhol “Marca” acusou as decisivas falhas do árbitro, afirmando ainda que a AFE merecia ter vencido.

Portanto, causou a melhor impressão a equipe afeana em solo espanhol, na única vez em que lá se apresentou.

Piero, aos 38’ do primeiro tempo, marcou para o Atlético de Madrid; Baiano, aos 4’ do segundo, empatou para a AFE.

O Atlético de Madrid , comandado pelo paraguaio Fleitas Solich, teve esta formação: Pazos; Rivilla, Griffa e Alvarito; Ramiro e Amador; Polo, Mendonça, Vavá (Gomes), Piero e Collar. Note-se a presença dos brasileiros Vavá e Ramiro, na escalação atleticana.

A Ferroviária fez bonito na capital madrilenha jogando com: Rosan; Porunga, Antoninho e Valter; Dirceu e Rodrigues; Miranda, Dudu (Palico), Baiano, Bazzani e Benny. Técnico: José Carlos Bauer.

 Fontes:
Fonte Luminosa - Ferroviária – Luís Marcelo Inaco Cirino, Pontes Editores
Tópicos do Passado da AFE – Arquivo do Prof. Antônio Jorge Moreira (cópia do Museu do Futebol e Esportes de Araraquara, localizado na Arena Fonte Luminosa)
Edição: Paulo Luís Micali
Texto: Vicente Henrique Baroffaldi
Foto: do face do torcedor afeano Luiz Fernando Corrêa Leite, que esteve no estádio  do Real Madrid exibindo com orgulho a camisa grená da Ferroviária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário