domingo, 2 de dezembro de 2012

PAULISTA F.C. DE ARARAQUARA




O jornal Araraquara Esportiva, edição nº 7, de 23 a 30 de janeiro de 1963, apresentou artigo assinado por Renato Rizzo, falando a respeito do Paulista Futebol Clube (o Paulista de Araraquara), agremiação que congregou elevado número de seguidores e que, além de militar no futebol amador, transitou também no profissionalismo, sendo, nesse particular, o mais antigo dos clubes araraquarenses. O Paulista era tricolor, portando as cores vermelha, preta e branca.



Segue o texto do artigo aludido:

AQUI ESTÁ O SEU CLUBE
Uma das mais simpáticas agremiações da “Morada do Sol” é sem dúvida o Paulista F.C.
Sua fundação deu-se no dia 3 de dezembro de 1930, tendo como fundador o Sr. Carlos Bersanetti.
Uma de suas principais formações naquele ano foi: Tucci; Monte, Cocodé e Armando; Romana e Zico; Ministro, Aderico, Laerte, Turqueta e Loló.
Considerado o “Galo da Cidade” pelos campeonatos consecutivos de 1930 a 1944, e também possuidor de um grande patrimônio, conforme consta no livro nº 59, folhas 33 e 35 no Registro de Imóveis de Araraquara, um terreno medindo 183 m de frente por 145 m de fundo.
Muitos jogadores que defenderam o Paulista F.C. sobressaíram no cenário futebolístico atual, dentre os quais destacam-se: Dudu, Galhardo, Baiano, Jarbas, Cachimbo e Orlando.

A atual diretoria do Paulista F.C. está assim formada, tendo como Presidente o Dr. Alonso Martinez.
Vice-Presidente – Geraldo Gonzaga da Silva
Secretário – Omar de Souza e Silva
Tesoureiro – Celso Ferreira da Silva
Diretor Esportivo – Bento Dias de Souza

Não podemos esquecer aqui a figura notável de Carlos Bersanetti Filho, o qual foi um dos mais notáveis orientadores do Paulista F.C., e que seu desaparecimento trouxe uma perda ao futebol local, principalmente no Paulista F.C.
Em virtude da falta de orientação da Liga Araraquarense de Futebol, o Paulista F.C. afastou-se do Campeonato Amador em 1962, esperando o apoio de todos os esportistas locais, quando então ressurgirá neste próximo campeonato de 1963.
 
Fontes:
Araraquara Esportiva (jornal)
Elaboração /Transcrição: Vicente Henrique Baroffaldi
Edição: Paulo Luís Micali
Fotos: Internet (divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário