sábado, 1 de dezembro de 2012

O MUSEU DO FUTEBOL E ESPORTES DE ARARAQUARA






Inaugurado no dia 10 de março de 2010, momentos antes da realização do jogo entre Ferroviária e Penapolense, válido pelo Campeonato Paulista da Série A3, o Museu do Futebol e Esportes de Araraquara é uma unidade museológica da Prefeitura Municipal de Araraquara, vinculada à Coordenadoria do Patrimônio Histórico e Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura, e oferece aos seus visitantes a possibilidade de uma ampla consulta ao acervo relacionado às práticas esportivas em Araraquara, tais como: uniformes, troféus, fotos e vídeos, faixas e flâmulas comemorativas, jornais e revistas esportivas, e outros objetos.
Além do futebol profissional da cidade, com ênfase à AFE – Associação Ferroviária de Esportes –, o visitante também poderá encontrar materiais relativos ao futebol amador, basquetebol, voleibol, ciclismo, atletismo, futebol de salão, entre outros esportes. Também há registros sobre os cronistas esportivos locais.
O ambiente é todo temático, com banners retratando imagens do esporte araraquarense em geral.

Exposição permanente: As Glórias da Ferroviária.




Exposições temporárias: em paralelo à exposição permanente, são feitas exposições temporárias de acordo com um tema específico, tornando o espaço sempre atrativo.



Localização: Estádio Arena da Fonte, à Rua Mauro Pinheiro s/nº - (16) 3322.2207
Horário de visitação: O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara funciona de terça a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas, e aos sábados, das 08:30 às 12:00 horas.


Monitores: funcionários municipais lotados no Museu desde a sua inauguração, os Monitores Gustavo Ferreira Luiz e José Roberto de Oliveira Disperatti recebem os visitantes cordial e gentilmente, explicando com entusiasmo tudo o que é exposto, pois são esportistas convictos e torcedores inveterados da Ferrinha.

É expressivo o número de assinaturas de visitantes registrado em livro de presença, nestes dois anos de existência do Museu, que se completam em 10 de março de 2012.


FONTE:
Folheto da Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara
Fotos tiradas no Museu por Paulo Luís Micali
Texto: Vicente Henrique Baroffaldi
Edição: Paulo Luís Micali

Nenhum comentário:

Postar um comentário